Incentive a motivação no trabalho dentro da sua empresa

Incentive a motivação no trabalho dentro da sua empresa

A motivação no trabalho é importante tanto para a qualidade de vida do profissional como para os bons resultados nas empresas. Mesmo sabendo dessa importância, as organizações brasileiras ainda enfrentam problemas para estimular seus funcionários. Um estudo realizado pela empresa Towers Watson em empresas de médio e grande porte apontou que apenas 28% dos profissionais estão realmente engajados.

Além disso, cerca de 30% não dão muita importância para o local de trabalho, 16% estão desvinculados com os objetivos da empresa e 26% não recebem suporte para o desenvolvimento de suas atividades profissionais.

A percepção sobre a retenção de talentos no Brasil também não é das mais positivas.  A média nacional é de 5,2 pontos – 0,7 abaixo da média global.

Antes mesmo de chegarem nesse estágio, os profissionais passam por um estágio de frustração, entendendo que não recebem um suporte para produzirem mais. Pesquisa realizada pelo Hay Group apontou que cerca de 14% dos funcionários têm esse sentimento. Essa frustração acaba sendo o gatilho para a desmotivação desses profissionais, encontrada em todas as faixas etárias e hierarquias.

Com um cenário desanimador, em que os funcionários lidam com um salário baixo, poucas perspectivas de melhora na carreira e por muitas vezes, acumulando funções, como aumentar a motivação no trabalho e promover o engajamento? Separamos algumas sugestões:

  1. Reconheça os bons funcionários

O reconhecimento de um trabalho bem feito, quando realizado efetivamente, é uma das chaves da motivação de funcionários. Essa atitude também estimula a confiança entre empregados e líderes, melhorando o relacionamento e o clima organizacional da empresa, além de inspirar os demais profissionais a darem o seu melhor na empresa e também obterem esse reconhecimento.

  1. Estabeleça metas

Como você pode ajudar um colega a encontrar motivação no trabalho? Criando um ambiente que ofereça possibilidades reais de engajamento.  Nesse ambiente há uma direção clara a ser seguida, assim os funcionários sabem o que é esperado deles, onde se encaixam na estratégia da empresa e quais objetivos devem alcançar para crescer na carreira.

  1. Ofereça oportunidades de treinamento

Quer manter a equipe com intensa motivação no trabalho e disposta a aprender? A qualidade e variedade de opções de treinamento disponíveis para os funcionários é a resposta. Podem ser realizados programas para desenvolvimento de habilidades de gestão, formação de equipe ou sobre como operar um novo sistema. Qualquer tipo de treinamento que realmente agregue conhecimento vai ajudar a desenvolver a motivação.

  1. Dê espaço

O grande desafio é criar uma cultura organizacional em que as pessoas sintam uma motivação verdadeira com o trabalho que realizam. Mas frequentemente as empresas falham ao oferecer o mais importante aos funcionários: relacionamentos, comunicação, reconhecimento e envolvimento.

Funcionários caminham em uma linha tênue entre as necessidades da empresa e de clientes e suas necessidades pessoais. Organizações que conseguirem oferecer um equilíbrio entre vida pessoal e profissional saem na frente, além de demonstrarem a valorização do empregado como indivíduo e não apenas um número.

  1. Encoraje o sucesso

As empresas precisam entender que o maior capital que possuem é o humano. Assumindo isso, estarão prontas para criar um ambiente cativante, onde os funcionários buscam crescimento e desenvolvimento. Para reforçar essa postura, reconheça as contribuições dos profissionais e  motive-os a buscar ainda mais. O crescimento não é apenas dele, mas também reflete na empresa.  Quando  o empregado não recebe estímulos no local onde trabalha, ele acabará procurando um lugar onde tenha espaço para se desenvolver.

  1. Celebre datas comemorativas e promova integrações

Tradições são importantes não só nas famílias, mas também nas empresas. Celebrar as principais festas do ano promove a integração dos funcionários, colaborando para a coesão do time e produtividade.

A motivação no trabalho pode ser construída com medidas simples e muitas vezes baratas, mas que trazem um grande impacto positivo para a empresa, melhorando  a qualidade do que é produzido e diminuindo os índices de absenteísmo e turnover.

Um ambiente massacrante, com cobranças excessivas, afeta não só o engajamento, mas também a saúde dos profissionais. Isso quando não resulta em ações trabalhistas e consequentemente, prejuízos para a  empresa.  A motivação no trabalho é consequência da valorização do profissional.

Para ajudar nessa tarefa, conte com as soluções da Efix voltadas para avaliações de desempenho, avaliações de clima organizacional e estruturação de programas de treinamento. Esses três aspectos somados fazem muita diferença na hora de criar um ambiente realmente motivador e agradável para trabalhar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *