Como promover melhorias efetivas na empresa com pesquisa de clima organizacional
De tempos em tempos, é comum o RH realizar uma pesquisa de clima organizacional para avaliar o ambiente de trabalho, a percepção dos colaboradores em relação à empresa, a satisfação da força de trabalho, entre outros. As respostas são colhidas, mas, na maioria dos casos, pouco (ou até mesmo nada) é feito para corrigir os pontos problemáticos e melhorar o clima organizacional.
Isso acaba tirando a credibilidade da pesquisa e os funcionários perdem a vontade de respondê-la. Com isso, as pesquisas vão ficando mais rasas e aos poucos param de circular na empresa. Porém, esse cenário precisa ser revertido, pois o clima organizacional é um dos pilares de uma empresa de sucesso, além de ser muito importante para atração de novos talentos e retenção dos funcionários.
A principal desculpa para não criar ações que melhorem o clima organizacional é o baixo orçamento. Mas, nem todos os problemas estão relacionados a questões financeiras. Em pesquisas de clima, é comum funcionários apontarem questões voltadas a fluxo de trabalho, liderança, entrosamento da equipe, entre outros. E problemas como esses não dependem de orçamento para serem resolvidos.
Prestar atenção nos funcionários e encontrar soluções que melhorem seu dia a dia de trabalho é o primeiro passo para trabalhar o clima organizacional. Avaliar os gestores, o seu perfil e a sua liderança também é muito importante para entender como o comportamento de cada um está impactando as equipes. Também é preciso analisar o fluxo de trabalho de cada funcionário e redesenhar a estrutura da equipe para que uma única pessoa não fique sobrecarregada.
A questão da liderança é a primeira coisa que precisa ser avaliada. Líderes tóxicos são ainda mais prejudiciais do que funcionários, pois eles deveriam cuidar da equipe e guiá-la pelo caminho certo. Ao invés disso, eles aterrorizam colaboradores e dificultam o desenvolvimento do trabalho, acabam com o clima e prejudicam a cultura organizacional. Por isso, as pesquisas de clima devem focar uma parte para entender como estão se portando os gestores da empresa.
Quanto aos problemas que precisam de investimento para ser solucionados, é importante incluir pelo menos parte deles para não parecer que as questões apontadas pelos funcionários não são levadas a sério pela empresa. Treinamentos, programas de incentivo, ações para melhorar o engajamento, entre outros, são coisas que precisam entrar no orçamento da empresa, pois o capital humano é o bem mais importante da organização e precisa ser cuidado tão bem quanto se cuida dos clientes.
O pior que se pode fazer é realizar uma pesquisa de clima e não fazer nada em relação aos problemas apontados. Achar que é possível solucionar todos os problemas é viver em uma utopia. Mas, ainda é possível resolver uma questão ou outra, mostrar para os funcionários que o RH e os executivos da empresa se importam com a opinião deles e estão dispostos a tomar atitudes a fim de melhorar o clima no ambiente de trabalho.
O importante é agir de alguma forma e demonstrar que algo está sendo feito. Se o problema está nas equipes, se os times são disfuncionais, procure unir forças com os gestores para encontrar formas de melhorar o entrosamento.
A Efix pode ajudar a sua empresa em todo o processo e gerenciamento da pesquisa de clima. A plataforma Survey Suite permite que você aplique pesquisas de clima organizacional alinhadas aos objetivos do negócio, associadas a um plano de ação que auxilia na promoção das mudanças necessárias para a melhoria do ambiente produtivo. Entre em contato conosco e saiba mais!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!