Como elaborar as perguntas para fazer uma pesquisa de clima organizacional?

Como elaborar as perguntas para fazer uma pesquisa de clima organizacional?

Se a pesquisa de clima organizacional não está ajudando a responder as dúvidas do RH e dos gestores, o motivo para isso pode ser a escolha errada das perguntas. Usar modelos antigos, que são entregues aos funcionários todos os anos, sem nenhum alinhamento com os objetivos de negócio e sem atualização com as necessidades do mercado prejudica a credibilidade das pesquisas e não ajuda a encontrar as respostas para melhorar o ambiente de trabalho.

A pesquisa de clima organizacional é a principal forma de fazer com que os líderes saibam o que os colaboradores pensam sobre seu emprego e a empresa para a qual trabalham. Mais do que isso, essas pesquisas não devem ter como objetivo somente o alcance de metas, mas a melhora da performance como um todo.

O problema é que os gestores cresceram acostumados a contar com a pesquisa para obter dados e, a partir deles, traçar suas próprias contribuições, que raramente pensam nos resultados que o aumento de engajamento deve trazer.

As pesquisas de clima da maioria das organizações visam avaliar a felicidade e o contentamento dos funcionários com a empresa. E, para isso, contam com perguntas como “Você é reconhecido pelo seu trabalho?” ou “Seu gestor se importa com você como pessoa?”. Além disso, muitos locais oferecem escritórios bem decorados e outras regalias para manter os trabalhadores felizes. O problema disso é que perguntas desse tipo são um tanto superficiais.

Manter uma postura positiva na pesquisa pode ajudar, mas existem fatores do desempenho profissional que são influenciados simplesmente pelo sentimento. São eles: o entendimento e conexão com as metas da empresa, comprometimento com colegas e ter as competências certas. Ou seja, o funcionário quer estar mais conectado com os objetivos de negócios e com as estratégias, não só estar feliz e ponto.

Esses três elementos citados são muito importantes para a criação de uma pesquisa de clima. Entenda:

  • Entendimento e conexão com as metas da empresa – Os funcionários precisam entender qual é o seu papel na empresa para o crescimento dos negócios. Dessa forma, eles têm mais motivação para realizar seu trabalho e mais chances de fazê-lo com êxito.
  • Comprometimento com os colegas – Quando o ambiente de trabalho é colaborativo, as chances de melhorar a performance de todos os funcionários é muito maior. Um ambiente de trabalho mais colaborativo significa que as pessoas estão mais confortáveis em trabalhar umas com as outras. Por isso, é importante saber se os funcionários sentem que são parte de um ambiente múltiplo e colaborativo, que ajuda a desenvolver o melhor trabalho.
  • Competências certas – Este é o fator mais importante para a alta performance. Para esse indicador, suas perguntas devem levar a uma reflexão da confiança do colaborador em usar as ferramentas e informações e apoio dos colegas para atravessar uma mudança. Pesquisas revelam que o profissional com alto compromisso e baixa capacidade tem 18% a mais de chances de ser afetado pelo stress provocado por mudanças, o que leva a uma queda no desempenho.

Para ajudar na aplicação da pesquisa de clima organizacional, a Efix oferece entre as suas soluções a Efix | Survey Suite – uma plataforma que possibilita a aplicação de pesquisas alinhadas com os objetivos do negócio, viabilizando um aumento na motivação e engajamento dos funcionários.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *