O que empresas com altos níveis de engajamento fazem diferente?

Todos sabemos que os níveis de engajamento estão bem baixos. Uma pesquisa da Gallup apontou que 49,5% dos funcionários norte-americanos não estão envolvidos com o seu trabalho. Essa situação traz para a empresa não apenas prejuízos causados pelo turnover, mas também ambientes de trabalho tóxicos, acidentes e problemas no atendimento ao cliente.

Para ajudar a contornar este problema, seguem seis hábitos de empresas com altos índices de engajamento:

  1. Encontros frequentes: encontros frequentes ajudam um departamento ou pequeno negócio a resolver os problemas rapidamente e a ter uma melhor comunicação. Reuniões constantes de cinco ou dez minutos mantém todos focados nos problemas mais importantes.

 

  1. Mensagens semanais: o diretor da empresa pode enviar um e-mail ou mensagem de vídeo para todos, em uma frequência semanal. É a oportunidade de explicar quais são as atuais prioridades. Essas mensagens também podem ser usadas para reconhecimento de funcionários e parabenização pelo alcance das metas.

 

  1. Summits anuais: todo ano, as empresas devem separar um tempo para analisar a performance e estabelecer metas para o ano seguinte. Em grandes organizações, esses encontros anuais devem ocorrer em “cascata”, começando com uma reunião entre os diretores que serão treinados e inspirados, para então repassarem isso aos membros de sua equipe.

 

  1. Fóruns: a comunicação deve ser feita em direções múltiplas, não apenas de cima para baixo. Para isso, as empresas devem realizar diversos fóruns, onde os funcionários podem dividir suas percepções e feedbacks com a empresa.

 

 

  1. Conexão com os clientes: empresas engajadas conectam os funcionários aos clientes. Algumas empresas investem em softwares para que os colaboradores tenham acesso aos feedbacks dos clientes. Esse tipo de conexão permite que as empresas resolvam problemas e desenvolvam produtos melhores, mas também ajudam os funcionários a entender a importância do seu trabalho.

 

  1. Treinamentos 360°: a participação dos funcionários em programas de aprendizado e desenvolvimento pensados para aumentar o engajamento pode fazer uma grande diferença. Além disso, esses treinamentos fornecem as informações e habilidades necessárias que funcionários precisam para melhorar sua performance.

 

A Efix disponibiliza soluções para desenvolvimento e aplicação de pesquisas de clima organizacional, permitindo ações que promovam maior engajamento dos funcionários.

Com Forbes

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *