Entenda a importância da pesquisa de clima organizacional para os negócios

Entenda a importância da pesquisa de clima organizacional para os negócios

Especialistas em Recursos Humanos são unânimes ao afirmar que um bom ambiente profissional tende a beneficiar a empresa e os funcionários, pois aumenta os índices de produtividade e o engajamento, diminui o absenteísmo, melhora a qualidade do produto ou serviço e ainda gera “advogados” para a empresa – funcionários felizes com o trabalho e que divulgam essas informações de maneira informal, ajudando até mesmo nas novas contratações. A pesquisa de clima organizacional é o que vai ajudar a mensurar esses fatores.

Criar um canal de comunicação entre a empresa e o funcionário é um recurso importante para entender como está a satisfação com o trabalho. É importante que os empregados tenham espaço para apontar erros ou insatisfações sem medo de represálias. Os gestores não devem encarar como reclamações, mas usar o que for recolhido como base para construir um ambiente de trabalho mais agradável.

A avaliação de desempenho também tem um papel importante nesse trabalho, pois quando aplicada de maneira correta ajuda a desenvolver todo o potencial do profissional. Ao perceber que tem espaço e apoio para crescimento, o funcionário também colabora de maneira verdadeira com a empresa, sentindo-se motivado e colaborando para a diminuição do turnover. Um profissional feliz dificilmente vai deixar a empresa para a qual trabalha.

Alguns dos aspectos importantes que devem ser lembrados em uma pesquisa de clima organizacional são: as tarefas em si, se o volume de trabalho está adequado, integração entre setores e relacionamento interpessoal, salário e benefícios, estilo gerencial e relacionamento com líderes, condições físicas de trabalho, oportunidades de desenvolvimento, reconhecimento por parte da empresa e seus gestores.

Confira um pouco do material que já preparamos sobre a pesquisa de clima organizacional, seus fatores e benefícios:

A importância da avaliação de clima organizacional nas empresas

Esse post mostra claramente porque a pesquisa de clima organizacional não deve ser ignorada e suas consequências para o crescimento dos negócios.

Nove perguntas essenciais para uma pesquisa de clima organizacional

Se você já entendeu a importância desse recurso, mas ainda não sabe como aplicá-lo, conheça nesse post nove perguntas essenciais para uma pesquisa de clima que traga resultados.

Ebook: Como construir o engajamento na empresa

Questão primordial para o clima organizacional, esse ebook mostra as principais ferramentas para deixar seus funcionários engajados e motivados.

A diferença entre cultura e clima organizacional

Os dois conceitos podem causar uma certa confusão, mas são bem diferentes e influenciam diretamente os resultados finais da empresa.

Seis erros na gestão de RH que vão custar seus melhores funcionários

Uma gestão de RH mal feita provoca grandes impactos no clima organizacional da empresa e podem ser evitados antes mesmo que a pesquisa precise apontar os resultados negativos.

Como uma liderança ruim afeta o ambiente de trabalho

A liderança tem grande responsabilidade no bom clima organizacional, para o bem e para o mal. Saiba quais os danos que uma chefia ruim traz para a empresa.

Agora que você já conhece a importância da avaliação do clima organizacional para a empresa, conheça as plataformas da Efix que vão ajudar a entender os resultados de desempenho, a aplicar treinamentos e avaliar o quão favorável o ambiente profissional está. Não perca mais tempo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *