Tudo o que você deve saber sobre gestão de RH

Tudo o que você deve saber sobre gestão de RH

Com a missão de fazer com que a relação dos colaboradores com a organização seja saudável e vantajosa, a gestão de RH tem como objetivo ajudar os profissionais a alcançarem seus objetivos e os manter motivados. Por meio de métodos e estratégias, é possível gerenciar as relações entre os funcionários e manter o ambiente de trabalho harmonioso e produtivo.

A gestão de RH surgiu por conta da necessidade de administrar uma grande quantidade de pessoas trabalhando dentro de uma empresa e evitar mal-entendidos e conflitos. Desde então, seus métodos têm evoluído e a forma de lidar com as pessoas está em constante mudança. As empresas se importam mais com os funcionários e oferecem suporte para que esses profissionais sejam qualificados e planos de carreira para que eles tenham um motivo para ficar na empresa.

O futuro do RH

Como já citado acima, o RH, como tantos outros segmentos, está em constante evolução a fim de se adequar ao perfil dos jovens profissionais que começam a ingressar nas empresas para construir uma carreira. E essa evolução é extremamente necessária, pois os profissionais mudaram e é preciso se adequar às suas novas necessidades. Os millennials, por exemplo, já ocupam grande parte da força de trabalho e a tendência é que nas próximas décadas eles a dominem quase por inteiro. E os profissionais dessa geração têm um perfil diferente, eles já não têm uma relação de lealdade com a organização, não pensam duas vezes em abandonar o emprego atual se encontrar algo mais vantajoso.

Isso exige que os gestores e o departamento de RH unam forças para criar estratégias de retenção de funcionários e engajamento para fazer com que eles se sintam envolvidos com a empresa e importantes para os resultados do negócio. O momento é de focar no empregado e investir na sua capacitação, estimular seu engajamento e trabalhar para que o ambiente de trabalho seja agradável e um lugar onde todos compartilhem conhecimento e trabalhem em equipe.

A tecnologia está entre as tendências que marcam o próximo ano. O uso de dados, softwares e inteligência artificial começa a ganhar espaço nesse segmento e pode se tornar um grande aliado em processos mais complexos, como contratações e avaliações de desempenho.

Também é importante pensar um pouco mais na qualidade de vida dos funcionários, controlar o volume de horas extras e excesso de tarefas a fim de evitar o esgotamento. Os profissionais de hoje valorizam muito mais a sua qualidade de vida e são poucos aqueles que ainda estão dispostos a se sacrificar pelo bem dos negócios da empresa que trabalha.

Gestão de RH em tempos de crise

O período de crise é extremamente delicado e exige estratégias bem elaboradas para que os tempos difíceis não afetem a produtividade da equipe e acabem com a sua motivação. O time de RH é responsável por transformar o cenário caótico da crise, com pessoas sendo demitidas e verbas cortadas pela metade, em um cenário de otimismo e fazer com que os colaboradores acreditem que apenas o bom trabalho pode ser capaz de reverter a situação e melhorar os resultados. É importante fazer com que os funcionários se sintam parte importante da empresa, eles devem ser incluídos nos projetos. Além disso, o RH deve ser um lugar onde o funcionário tenha a liberdade de expor seus sentimentos e dizer o que está o incomodando e dar sugestões de como pode ser melhorado. A gestão de RH tem o papel de tornar o departamento um local seguro, onde os colaboradores confiem e se sintam à vontade.

Mulheres na liderança

O RH é predominado por líderes femininas, com 73% de gerentes mulheres, segundo uma pesquisa do Bureau of Labor Stati. Mulheres têm ganhado destaque em grandes organizações por seus feitos e conquistas. Raíssa Lumack, vice-presidente de RH da Coca-Cola, por exemplo, está ajudando a empresa a desenvolver a questão da equidade de gênero. Ela percebeu, após diversas discussões em um comitê criado para entender o que impedia o crescimento das mulheres na empresa, que os homens também deveriam ser educados para lidarem com a tendência cada vez maior de colegas de trabalho do sexo feminino, muitas vezes ocupando cargos de liderança.

Especialistas concordam que existe um conjunto de características, mais frequentemente visto nas mulheres, que faz com que elas se destaquem na atuação em Recursos Humanos. Entre elas, podemos observar a empatia, predisposição para desenvolver pessoas e capacidade de ouvir. Mas com a mudança para uma abordagem mais estratégica, habilidades de análise também são fatores que levam ao sucesso do setor.

Erros que não podem mais ser cometidos

Os gestores tem grande influência na motivação, no humor e na performance dos funcionários. Por isso, é importante ficar atento a algumas atitudes que podem colocar tudo a perder e a empresa deixar escapar seus melhores funcionários.

Um dos erros mais comuns é deixar os funcionários se sentirem desconfortáveis no ambiente de trabalho. Levando em conta que eles passam a maior parte do seu dia dentro da empresa, ter um ambiente pesado é muito prejudicial. É importante fazer com que o ambiente seja descontraído, para que o funcionário não passa as horas contando o tempo que falta para ir embora.

Outra questão importante é a aplicação de regras. É bastante comum nas empresas gestores adotarem certo favoritismo, sendo flexível com uns e rígido com outros. Obviamente que um profissional com dez anos de empresa terá um tratamento diferente de um funcionário de dez meses. Mas é importante que exista uma base de expectativas que se aplicam para todos os empregados. Se um funcionário comete erros com frequência durante um projeto, mas não é repreendido, enquanto outro, ao errar uma vez, já leve uma bronca do chefe, será visível o favoritismo e o clima organizacional com certeza será prejudicado.

A Efix conta com uma plataforma única de soluções com sistemas que podem ser usados de forma independente. Conheça as soluções da Efix para os mais importantes desafios que sua empresa enfrenta nos dias de hoje.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *