O que reserva o futuro da gestão de RH

Como em todos os segmentos do negócio, o RH também vem passando por mudanças importantes, incorporando novas tecnologias e metodologias. As pessoas agora não são mais consideradas recursos organizacionais, e sim parceiros da empresa. A gestão de RH passou a privilegiar a transparência na relação entre a empresa e os funcionários, entender quais são as expectativas de ambas as partes, investir no conhecimento e carreira de modo a agregar valor para o negócio e para o funcionário, além de contribuir para um ambiente de trabalho justo e ético.

E quais são as tendências que impulsionam essa nova visão da gestão de RH? Maior atenção ao funcionário; big data; redes sociais, qualidade de vida e tecnologia. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas tendências:

Atenção ao funcionário

As pessoas, principalmente as mais jovens, não têm mais aquela relação de lealdade com a empresa, quando começavam a carreira e se aposentavam no mesmo emprego. Millennials e membros da Geração X têm outros objetivos e, principalmente os primeiros, não hesitam em buscar o local onde melhor se adaptem naquele momento. Por isso, sem deixar de levar em conta as outras faixas etárias, a gestão de RH deve estar atenta à experiência do funcionário, levando em conta três ambientes: físico, cultural e tecnológico. As empresas devem criar um ambiente onde os funcionários se sintam mais engajados e felizes, contribuindo com ideias e um trabalho eficiente e produtivo. Não adianta apenas ter cadeiras confortáveis, por exemplo, se o ambiente na empresa é de concorrência desleal ou o computador trava o tempo todo.

Análise de dados

Apesar de ainda não ser muito comum, a gestão de RH pode aproveitar, e muito, dados vindos de diversas fontes com informações sobre desempenho, pesquisas de satisfação do cliente e até mesmo eventos na vida dos funcionários. Mas, para que sejam úteis, a área de RH precisa entender como correlacionar e analisar esses dados, o que requer conhecimento de Analytics. Em algumas empresas, o departamento de RH já está trabalhando em parceria com profissionais de dados, contribuindo para entender melhor os seus funcionários, o chamado “People Analytics”.

Monitoramento de redes sociais

Com um correto monitoramento, as redes sociais são uma fonte tanto para avaliar o comportamento do funcionário como também para encontrar talentos, já que muitas pessoas fazem do seu perfil digital um currículo completo de suas competências, habilidades e expectativas em relação à vida profissional. Por outro lado, também permite que o RH identifique funcionários insatisfeitos e avalie se o seu comportamento é compatível com os valores da empresa.

Qualidade de vida

Muitos funcionários estão em busca de melhor qualidade de vida, equilibrando a vida pessoal e profissional. Só que, com o avanço das tecnologias de comunicação, não existe mais uma distinção muito clara entre as duas, já que a maioria dos funcionários está sempre acessível. Para a gestão de RH, cabe o desafio de equilibrar as duas posições, flexibilizando o horário de trabalho para horários não tradicionais e ao mesmo tempo permitindo que o antigo esquema de “9h às 17h” também seja flexibilizado. O trabalho não é mais um lugar para onde o funcionário vai todo dia, e sim algo que ele faz, independentemente de onde esteja, e já faz parte do estilo de vida de muitas pessoas.

Tecnologia e produtividade

O departamento de TI tem cada vez mais importância dentro de empresas de todos os portes. Se antes o seu papel era mais funcional – liberação de senhas, suporte a equipamentos – hoje a TI é parte integrante da estratégia de negócios, oferecendo soluções que agilizam o trabalho, reduzem custos e aumentam a produtividade. Somos cada vez mais dependentes da tecnologia no desempenho de nossas funções e, para muitos, ela faz parte do dia a dia profissional e pessoal. Então, a TI deve cada vez mais trabalhar em conjunto com os outros departamentos, contribuindo para que a gestão de RH melhore o engajamento e desempenho dos funcionários, assim como explore novas formas de trabalhar.

Na Efix, contamos com profissionais altamente qualificados para colaborar na sua gestão do RH, com inovadoras plataformas, como a Efix | Performance Suite, que permite definir e avaliar competências e desempenho.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *