Treinamentos de um dia valem a pena?

Treinamentos de um dia valem a pena?

Treinamentos curtos de um dia podem ser interessantes: é uma oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos, incentivar a criatividade e conseguir novas direções. Mas para alguns funcionários, é apenas uma oportunidade de passar um tempo fora do escritório.

O que é muito discutido sobre esse formato de treinamento é a “curva de esquecimento”. As pessoas esquecem grande parte do que aprendem. O treinamento de um dia pode ser uma verdadeira catástrofe: é uma sobrecarga de informações que não são absorvidas pelo aluno. A partir do momento em que a capacidade do cérebro é excedida, as pessoas não conseguem mais absorver informações e tudo que é passado dali pra frente é jogado no lixo.

Mas sob algumas condições, o treinamento de um dia é justificável. Uma questão, por exemplo, é a geográfica. Se o profissional precisou viajar para o treinamento, é mais coerente que ele seja ministrado em apenas um dia.

Alguns conteúdos também funcionam mais quando ministrados em apenas um dia, como cursos de indução ou da área técnica.

Ao mesmo tempo, enquanto esses treinamentos intensivos não são os mais recomendados, os formatos tradicionais estão perdendo espaço. Então, como fazer um treinamento que seja realmente eficiente? A resposta é: criar conteúdos que vão direto ao ponto e que seja de fácil acesso, disponível 24/7.

Isso não significa o fim de treinamentos de um dia. Esse formato pode ter êxito, se realizado com a abordagem correta. O que importa não é o tempo, mas adaptar o conteúdo ao funcionamento do cérebro. Mas o que as tendências apontam é que treinamento on line e disponível 24/7 é o formato mais apropriado.

A Efix oferece uma plataforma – a Learning Suite –  que possibilita a gestão de cursos em diversos formatos, presencial, eLearning ou híbrido, que pode ser acessado internet ou intranet. A plataforma ainda ajuda a administrar todos os processos envolvidos na formação e capacitação de pessoas.

Com HR Magazine

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *