Como aproveitar ao máximo o potencial dos funcionários fazendo gestão por competências

Como aproveitar ao máximo o potencial dos funcionários fazendo gestão por competências

No processo de seleção de funcionários, o RH escala os profissionais com base em suas habilidades e conhecimento e os que chegam à reta final são os que possuem mais talento e perfil que se identifica com a empresa. Esse processo é extremamente importante para garantir que as pessoas certas sejam escolhidas para ocupar os cargos em aberto, mas o trabalho não acaba quando o RH seleciona os profissionais e eles começam a trabalhar na empresa.

É quando o funcionário dá inicio ao seu ciclo de trabalho que o trabalho duro começa, pois é a partir desse momento que o seu gestor vai conseguir avaliar seu desempenho e como ele executa as tarefas que foram atribuídas. Cada profissional tem seu talento e se identifica com uma atividade específica a qual consegue realizar com excelência, mas, raramente, isso é descoberto imediatamente.

Os gestores têm papel importante no desenvolvimento das habilidades e na capacitação dos membros da sua equipe. São eles que guiam os profissionais para o caminho de uma carreira de sucesso e isso acontece quando os funcionários recebem feedbacks e conseguem enxergar quais são suas falhas e como podem corrigi-las. Esses feedbacks também auxiliam no processo de desenvolvimento de talentos e na evolução destes.

Quando se aplica gestão por competências, o líder da equipe consegue identificar qual funcionário será mais produtivo em determinada tarefa e, com isso, cada membro da equipe será designado a fazer o trabalho com o qual tem maior facilidade. Esse tipo de divisão de tarefas não tem como objetivo deixar o profissional fazendo apenas o que ele sabe e não estimular o desenvolvimento de novas habilidades, mas, sim, aplicar seus principais talentos onde serão aproveitados da melhor forma.

O potencial dos funcionários empregado às tarefas certas pode gerar resultados muito positivos para a empresa e, ainda, contribuir para o bom desempenho de toda a equipe. Se as habilidades profissionais da força de trabalho estiverem alinhadas com as estratégias de negócios das empresas, as chances de atingir metas e obter crescimento são grandes.

Além disso, trabalhar com gestão por competências contribui com a motivação e o engajamento dos funcionários. Isso porque, quando um profissional se vê evoluindo e sente que seu gestor acredita no seu potencial, ele tem mais motivação para encarar os desafios e superar os resultados e acredita que a empresa em que trabalha é o lugar certo para desenvolver sua carreira, adquirir conhecimento e conquistar a satisfação profissional.

A gestão de competências está um passo a frente da gestão de desempenho porque não são avaliados apenas o que foi realizado pelo funcionário, mas, também, quais são as habilidades que podem ser desenvolvidas e como estas podem contribuir para que esse funcionário corrija seus erros e melhore o desempenho em todas as tarefas que à ele são atribuídas.

Avaliar o desempenho dos funcionários e identificar seus principais talentos é cada vez mais importante para os bons resultados da equipe. Saiba como a Efix pode ajudar a sua empresa nesse processo com a plataforma Performance Suíte, que disponibiliza soluções para a avaliação de competências e desempenho.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *