A diferença entre cultura e clima organizacional

A diferença entre cultura e clima organizacional

Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho dos funcionários e no resultado do negócio, existem muitas diferenças. A cultura organizacional tem a ver com a identidade e valores da empresa, a forma como conduz os seus negócios, e é muito resistente a mudanças. Já o clima organizacional tem a ver com o dia a dia, com a satisfação e engajamento dos funcionários, envolvendo as condições de trabalho, políticas de recompensas, liderança, processos, entre outros.

A cultura organizacional molda atitudes e comportamentos dos funcionários e líderes do negócio, e também como a empresa interage com clientes, fornecedores e parceiros. Apesar de ser estável, é possível mudar a cultura de forma lenta, incorporando novos elementos e experiências.

Ela precisa estar bem clara para os funcionários de modo que todos possam entender quais os benefícios dessa identidade única, fazendo parte dos processos formais e informais de comunicação. E quando a empresa é confrontada com problemas ou desafios, essa cultura pode funcionar como impulsionadora ou um freio nos negócios, amarrando os processos.

Já o clima organizacional, segundo Idalberto Chiavenato, autor de diversos livros sobre Administração e Recursos Humanos, é o conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento desses funcionários. “Ele representa o conjunto de sentimentos predominantes numa determinada empresa e envolve a satisfação dos profissionais tanto com os aspectos mais técnicos de suas carreiras e trabalho quanto aspectos afetivos/emocionais, refletindo em suas relações com os colegas de trabalho, com os superiores e com os clientes de modo geral. É a tendência de percepção que os membros de uma organização possuem a respeito de seu grau de satisfação em relação ao conjunto ou a determinada característica desta organização”.

Entendendo o ambiente de forma global

É importante entender tanto a cultura quanto o clima organizacional e como eles influenciam o trabalho e permitem que haja mais eficiência no momento de gerenciar problemas, desafios ou metas. Aplicar ferramentas de análise e compreensão do clima organizacional, com pesquisas alinhadas à realidade e objetivos da empresa, focadas na transformação, leva a resultados rápidos como a capacidade de os líderes engajarem seus funcionários de forma mais efetiva. E também deve contribuir para a mudança da cultura para que os resultados sejam mais duradouros.

Com a análise adequada e um canal de comunicação eficiente, é possível notar mudanças significativas no clima organizacional, que mostra como os funcionários encaram o trabalho e o local de trabalho baseado no dia a dia da empresa. Quando o clima é considerado tóxico, e esse ambiente perdura por muito tempo, a cultura organizacional pode ser afetada e essa negatividade pode até passar a ser parte da identidade da empresa. Por outro lado, quando o clima organizacional é vibrante e dinâmico por um longo período, pode influenciar de forma positiva a cultura e identidade organizacional.

E como o clima organizacional é mais fácil de ser gerenciado, é melhor investir em ações que melhorem o ambiente, o que irá influenciar na cultura organizacional. Com a plataforma Efix | Survey Suite é possível realizar pesquisas alinhadas aos objetivos do negócio, e implantar ações que promovam as mudanças necessárias para a melhoria do ambiente produtivo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *