Como um sistema pode tornar a avaliação de desempenho mais assertiva

Como um sistema pode tornar a avaliação de desempenho mais assertiva

Um dos principais problemas que afetam a efetividade da avaliação de desempenho é garantir a qualidade das informações. Gerir um processo complexo como esse sem uma ferramenta que auxilie no armazenamento e organização de informações pode resultar em erros e, consequentemente, frustação tanto dos colaboradores da empresa como dos gestores. A avaliação de desempenho passa por uma crise exatamente por ter dificuldade de entregar um feedback completo e assertivo, que ajude os funcionários a desenvolver suas habilidades e a crescer profissionalmente.

O objetivo da avaliação de desempenho não deve ir além de apenas mostrar resultados e seguir em frente com a esperança de uma performance melhor no próximo período. Esse é o processo que ajuda a desenvolver os profissionais da empresa e que auxilia os gestores a dar o direcionamento certo para a sua equipe. E, para que isso aconteça, é necessário um trabalho árduo e focado no que cada colaborador faz e como ele se sai em cada tarefa.

Com o uso de um sistema que permita que o RH e os gestores insiram as informações sobre a performance de cada funcionário ao longo do período de avaliação, é possível ter uma visão mais clara e justa do desempenho de cada um e, no momento do feedback, apontar todos os pontos que precisam ser melhorados e destacar as principais habilidades desse funcionário que vão ajudá-lo a evitar cometer os mesmos erros. Nesse processo, a informação é o fator mais importante. E a tecnologia pode se tornar uma aliada poderosa dos gestores e do RH, contribuindo para uma avaliação de desempenho mais assertiva e efetiva.

Qual o diferencial de um sistema de avaliação de desempenho

Por muitos anos, a avaliação de desempenho foi feita manualmente, utilizando planilhas no computador e, se pensar no tempo anterior à tecnologia, as informações eram armazenadas no papel. E esse cenário ainda se repete em muitas empresas, atualmente, e muitos profissionais ainda acreditam que esse modelo ainda é efetivo. Mas, como já foi citado nesse artigo, a avaliação de desempenho passa por uma crise e sua efetividade é questionada por muitos profissionais. Isso se deve ao fato de que o mundo mudou, ou melhor, está em constante mudança, e os processos tradicionais já não trazem os resultados necessários.

E por que um sistema pode mudar esse cenário negativo? Primeiramente, o novo mundo pede por processos mais ágeis, que permitam maior produtividade e assertividade nos resultados. É exatamente nesse ponto que a tecnologia entra como aliada. Um sistema vem com diversos benefícios, como a melhor organização das informações, um banco de dados rico com informações de todos os colaboradores, zero risco de perder dados, ampla visão do desempenho de cada colaborador no decorrer do período, entre outros. Além disso, a empresa pode, ainda, configurar seu modelo de avaliação na ferramenta. Ou seja, o RH e os gestores não vão, necessariamente, precisar mudar o modelo de avaliação, apenas adequá-lo a nova ferramenta.

Um sistema de avaliação de desempenho também contribui para a descentralização do trabalho do RH. Ou seja, os gestores podem ter mais autonomia nesse processo, assim como mais liberdade para desenvolver os membros da sua equipe. Os gestores que tem a sua disposição um sistema completo para avaliação de desempenho podem controlar cada etapa do processo sem a necessidade de checar papéis. Todas as informações que o gestor precisa para fazer a avaliação e entregar um feedback completo para o funcionário estão no sistema. Isso possibilita um processo mais assertivo e com maiores chances de auxiliar o funcionário a melhorar sua performance.

O que contribui para uma avaliação de desempenho assertiva

Para muitos profissionais, a avaliação de desempenho morreu e as organizações que ainda a mantém estão insistindo em um processo falido. Porém, a verdade é que o modelo tradicional de avaliação não entrega mais os resultados que as empresas precisam. O perfil dos profissionais mudou, assim como suas expectativas, suas prioridades e suas ambições. Além disso, o mercado também mudou e evoluiu. As empresas que quiserem se manter como referência devem se adaptar a novos modelos e reinventar as formas de fazer negócio.

Em relação à avaliação de desempenho, é preciso fazer com que esse processo seja um diferencial e que ajude, de fato, gestores e funcionários a melhorem os resultados. Quando bem aplicada, a avaliação de desempenho não só ajuda os colaboradores a desenvolver suas habilidades e corrigir os próprios erros, como também pode contribuir para o engajamento das equipes e a satisfação profissional de cada colaborador.

Os profissionais de hoje esperam ter uma experiência satisfatória dentro da empresa na qual trabalham. Além de bons benefícios e salários compatíveis com o mercado, eles esperam que seus gestores os ajudem a atingir seu máximo potencial, a desenvolver suas habilidades e a encontrar oportunidades para construir uma carreira dentro da organização.

Conheça uma ferramenta completa que ajuda na gestão dos funcionários e permite que líderes entreguem uma avaliação completa e assertiva, contribuindo para o desenvolvimento profissional de toda a equipe. A plataforma da Efix permite que o sistema seja programado com os modelos do processo interno da empresa e se adequa completamente às necessidades dos gestores. Entre em contato e saiba mais sobre a Efix | Performance Suite.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *