Saiba como fazer uma avaliação de desempenho com bons resultados

As avaliações de desempenho são essenciais para empresas de qualquer porte, promovendo um relacionamento mais profissional e honesto entre gestores e funcionários. Com esta ferramenta, os empregados sentem-se mais confortáveis, pois entendem de forma clara e objetiva o que é esperado da sua performance. Saiba como fazer uma avaliação de desempenho eficaz, que traga bons resultados, aumente o engajamento da equipe e a credibilidade da gestão, influenciando no clima organizacional.

  1. Desenhe um processo de avaliação de desempenho válido

Existem diferentes formatos de avaliação: 360 graus, 180 graus, 90 graus e outras variações. Independente do que for escolhido, é necessário que o processo atenda a algumas condições essenciais: padronização para todos os funcionários; sem nenhum preconceito de cor, raça, sexo, religião ou nacionalidade; que seja aplicado por uma pessoa com o conhecimento e habilidades necessários para desenvolver esse trabalho.

 

  1. Monte um formulário para aplicar a avaliação

Não se esqueça de incluir informações essenciais como nome do funcionário, data da avaliação, data do último feedback, responsabilidades do cargo, metas que devem ser atingidas, métricas para avaliação (podem ser usados conceitos como: bom, excelente, médio ou uma escala numérica) e espaços para comentários adicionais.

 

  1. Agende logo a primeira avaliação de performance de um funcionário recém-contratado

O ideal é que a primeira avaliação de desempenho de um novo funcionário seja realizada após seis meses da data de contratação.

 

  1. Peça sugestões aos funcionários

Você pode pedir para os profissionais avaliados deixarem suas impressões sobre o trabalho em um formulário à parte. Promova também, a troca de comentários sobre essas observações, levantando pontos a serem melhorados.

 

  1. Documente a sua avaliação

É importante que você esteja familiarizado com os requisitos do trabalho e tenha contato o suficiente para que possa fazer comentários válidos. Registre as principais realizações, exiba pontos fortes e fracos e sugira ações de desenvolvimento. Procure sempre usar exemplos de comportamento e não apontar características de personalidade. Também não cite outros funcionários como comparação.

 

  1. Realize uma boa reunião para a entrega dos resultados da avaliação

Durante o encontro para feedback, deixe o funcionário falar primeiro. Traga as suas impressões e depois discutam os pontos de discordância. Aborde comportamentos e não use termos definitivos como “nunca” ou “sempre”. Encoraje a participação do funcionário durante o feedback e procure terminar a reunião de maneira positiva, traçando planos de ação. Aprender como fazer uma avaliação de desempenho está intimamente ligado a uma abordagem positiva.

 

  1. Nada deve surpreender o funcionário durante a avaliação

Qualquer problema de desempenho deve ser abordado assim que acontecer. O funcionário não pode ser surpreendido durante a avaliação ou feedback. Quando um fato assim ocorre, é como se o supervisor não tivesse realizado bem seu trabalho ou não está sendo justo. As questões negativas podem ser mencionadas durante a avaliação, mas devem ser reportadas ao profissional durante o andamento do trabalho e não apenas no feedback.

 

As avaliações são temidas por gestores e empregados, que querem evitar situações embaraçosas ou de confronto. Ao fazer uma boa avaliação de desempenho, você terá melhores resultados para a equipe e no alcance de metas da empresa

A Efix oferece uma plataforma para apoiar as avaliações de performance, permitindo descobrir o melhor de cada funcionário e estimulando o máximo rendimento de seus profissionais.

Com Management Help

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *