Por que a avaliação de desempenho ainda é importante

Por que a avaliação de desempenho ainda é importante

O período que antecede a época da avaliação de desempenho anual sempre é um momento de tensão, e pior ainda é a espera pelo resultado, independentemente do sistema implantado pela empresa. A avaliação pode ser um processo complicado e difícil, o que certamente contribuiu para que cerca de 30% das empresas listadas na Fortune 500 em 2015 tenham abandonado esta prática.

Mas o que muitos funcionários não se dão conta é de que, mesmo que a avaliação de desempenho não seja um processo formal na empresa, ela acontece todos os dias, muitas vezes sem critérios transparentes e sem feedback sobre os resultados. O valor gerado por cada funcionário para a empresa está sendo mensurado o tempo todo, já que dele resultam a meritocracia, bonificações e promoções. Se não for um processo formal, essas avaliações podem ser realizadas de forma subjetiva e sem a contribuição dos avaliados.

Os críticos das avaliações de desempenho sugerem que as classificações geradas pelas avaliações podem causar reações exacerbadas, como conflito ou negação. Mas, na verdade, as reações mais fortes acontecem exatamente quando as pessoas não são avaliadas. Neurocientistas identificaram que as pessoas mais ansiosas têm reações neurais mais intensas em relação à incerteza do que a um feedback negativo. Se você está nervoso com o seu desempenho, provavelmente prefere saber onde está o seu erro do que achar que está fazendo tudo errado.

E a neurociência também aponta que o nosso cérebro é extremamente flexível, com capacidade de se adaptar a diversas situações. Mesmo que inicialmente as pessoas reajam de forma negativa à classificação, todos podem aprender a responder de forma mais construtiva, apoiados por uma cultura que incentive a possibilidade de desenvolvimento a partir das avaliações, sempre destacando que mesmo as pessoas mais competentes cometem erros.

Outra crítica comum envolve a possibilidade de que a classificação “engesse” o funcionário, ao invés de incentivar uma cultura de crescimento profissional. Isso realmente pode acontecer se o gerente estiver mais atento a falhas do que a melhorias, e não investir no treinamento das pessoas. Mas, sem as avaliações, os gerentes certamente investirão ainda menos tempo no gerenciamento de desempenho. Com uma cultura organizacional que reconheça e recompense o crescimento, as avaliações de desempenho são uma ótima ferramenta de incentivo.

Avaliações de desempenho que produzem bons resultados

E quais são as principais vantagens para a empresa ao realizar uma avaliação de desempenho? Imparcialidade nas avaliações, transparência nos critérios e desenvolvimento do funcionário.

Todas as pessoas envolvidas no negócio querem que a avaliação de desempenho seja imparcial. Mesmo que algumas estejam insatisfeitas com seus bônus ou desapontadas porque não foram promovidas, não contar com a avaliação pode ser ainda pior. Se o funcionário tiver certeza de que a sua avaliação foi feita de forma imparcial, estará mais propenso a aceitar os resultados negativos. Por isso é importante contar com avaliadores que tenham credibilidade e estejam motivados, fazendo com que todos saibam quem está avaliando suas contribuições e quais são os critérios e, claro, dar voz ao funcionário.

Eles também querem ter certeza de qual é a sua posição dentro da empresa. As avaliações de desempenho apontam esse indicador de forma transparente, permitindo que todos saibam como as suas contribuições são percebidas pela empresa, ao mesmo tempo em que permite aos gestores reconhecer e recompensar os melhores desempenhos. Em muitas empresas, a avaliação de desempenho está sendo substituída por sistemas de feedback em tempo real. Esse método faz com que as pessoas repitam o que deu certo e aprendam com seus erros a cada dia.

Além disso, as avaliações contribuem para o desenvolvimento dos funcionários, já que mostram pontos fortes e fracos avaliando de forma global o seu desempenho, e não apenas informações pontuais. Sem essa avaliação ampla, um feedback negativo pode levar a pessoa a manter o foco em apenas um pequeno problema, muitas vezes durante semanas, sem se dar conta do que mais está envolvido naquele pequeno aspecto. Se um gerente receber diversas críticas sobre seus constantes atrasos para as reuniões, mas nada acerca da necessidade de priorizar atividades, ele pode até se tornar a pessoa mais pontual da empresa, mas seus resultados continuarão sendo medíocres. As avaliações de desempenho permitem que cada funcionário tenha uma visão global e priorize os pontos que devem melhorar. E, finalmente, as avaliações também servem para comprovar que um feedback negativo chegou à pessoa, sendo impossível deixá-lo de lado.

Mas, com ferramentas superadas, como planilhas ou avaliações pontuais, não será possível obter todos esses benefícios. Com inovadoras ferramentas, como a Efix |Performance Suite, é possível conhecer, avaliar e fixar metas e objetivos para todos os funcionários da sua empresa, definindo e avaliando competências e desempenho.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *