RH estratégico: sistemas de gestão de desempenho oferecem insights de performance para sua empresa
Ter um RH estratégico é tendência nas empresas: esse departamento deve passar a valorizar a gestão de pessoas e atuar cada vez mais com essa abordagem. Com isso, alguns sistemas de gestão de desempenho podem ajudar no processo e fornecer ideias para melhorar a performance da empresa, trazendo resultados além do planejado. Confira este post para entender melhor o assunto.
A mudança no sistema de trabalho e como ele afeta o RH estratégico
O mercado de trabalho está mudando e cresce o índice de contratação por demanda. Empresas como o Uber e o crescimento do trabalho remoto estão permitindo que os profissionais atuem de maneira mais independente, trabalhando por conta própria, mas sem deixar de ser avaliados por isso.
Porém, isso não é uma regra máxima: algumas funções ainda dependerão da presença física dos empregados, como locais de atendimento, por exemplo.
A análise de desempenho substitui o controle de horário
Como avaliar então a performance de profissionais que não atuam presencialmente? Esse trabalho será feito com a avaliação de resultados, na qual a coleta de dados é um dos principais insumos do RH estratégico e fornecerá os insights necessários para a melhoria de processos.
As pessoas vão querer trabalhar para as empresas por acreditarem em sua missão e valores e terem vontade de fazer parte da sua cultura; por outro lado, as organizações vão passar a entender a necessidade de trabalhar bem a retenção dos funcionários e o controle da carga horária começa a perder o sentido. O foco será na conclusão dos projetos com qualidade.
O impacto na gestão de pessoas por resultados
A realização de uma avaliação de desempenho anual e o planejamento da gestão em cima desses resultados não é produtiva, muito menos eficiente. Um ano é um período muito longo tanto para o crescimento profissional, quanto para a empresa que enfrenta uma série de mudanças nesse período.
Para mensurar com mais exatidão a performance dos profissionais, é necessário aplicar o feedback em tempo real, se possível não só com as impressões do gerente (que provavelmente estará também bem ocupado fazendo o próprio trabalho e não tem condições de observar cada membro da equipe o tempo todo). Uma boa alternativa é fazer o feedback por projetos, com uma avaliação 360° rápida, na qual entram as considerações dos colegas e clientes.
Implicações da avaliação voltada para a performance
As implicações desse tipo de avaliação são bem claras — a utilização da classificação por desempenho em tempo real indica como o tempo está sendo aproveitado, não apenas justificando a jornada de trabalho com as horas gastas alocado no cliente ou na empresa.
A organização desses dados vai dar novos insights para melhorar os processos internos e dar base para a atuação do RH estratégico. Trata-se de uma tendência positiva para os próximos anos, representando uma fase em que o feedback em tempo real traz resultados melhores para a empresa, focando no valor do trabalho entregue em vez de apenas cumprir ordens e obedecer a uma jornada de trabalho.
A aplicação do RH estratégico na realidade das empresas está mudando o foco do acompanhamento e avaliação de profissionais e ao mesmo tempo, gerando todo o material necessário para que a empresa consiga uma melhor performance como um todo, obrigando-a a melhorar as dinâmicas e práticas de trabalho e valorizando os profissionais.
Para ajudar nessa transição, conte com as soluções da Efix, como a Performance Suite que permite a avaliação do desempenho dos funcionários, revelando competências e lacunas em que o desenvolvimento pode ser impulsionado. Trata-se de uma ferramenta importante para as empresas conseguirem se alinhar às novas tendências de gestão de desempenho e obterem insights mais valiosos que vão ajudar na sua consolidação e crescimento.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!