Por que o seu sistema de gestão de desempenho está falhando?

As empresas que estão falhando em extrair o melhor potencial de suas equipes têm um ponto em comum: o sistema de gestão de desempenho é ineficiente, inútil e pouco claro. As organizações que não conseguem aproveitar plenamente seus processos de performance desperdiçam cerca de 30% do potencial disponível.

Quando bem realizada, a gestão de desempenho pode revolucionar uma empresa, impulsionando a produtividade, o engajamento e a moral no ambiente de trabalho. Se você notar que seus empregados estão indiferentes, pode ser necessário reavaliar o sistema de gestão de desempenho atual.

Para isso, é importante observar onde estão os erros:

  • Não se manter atualizado com as tendências em gestão de desempenho

Todos os executivos de RH devem estar cientes que a gestão de desempenho é um campo em constante mudança. Novas pesquisas sobre o assunto sempre estão sendo conduzidas, e a compreensão da psicologia e do que motiva funcionários só tende a melhorar. A flexibilidade é um aspecto importante na gestão de desempenho, assim como a habilidade de manter-se familiarizado com as novas tendências.

  • Os funcionários não estão recebendo feedbacks regulares

Implantar um sistema de gestão de desempenho com base em uma avaliação anual é coisa do passado. Com uma frequência tão baixa, acaba sendo um evento irrelevante. Comunicação e feedback são elementos mais importantes do que nunca. Levando isso em consideração, empresas com visão de futuro começaram a implementar um sistema de avaliação de performance contínuo, com discussões a cada uma ou duas semanas.

  • Você não está aproveitando a tecnologia

Estamos vivendo uma era digital, em que a sociedade usa a tecnologia para estruturar a vida e manter-se organizada. Então, não há motivos para não usar esses recursos também no sistema de gestão de desempenho. A empresa pode escolher ferramentas que permitam acompanhar a performance do funcionário, metas e planos de desenvolvimento.

  • Seu foco está no lugar errado

Quando estão montando ou adaptando um sistema de gestão de desempenho, os executivos de RH devem lembrar o valor dos funcionários. Cada indivíduo na equipe serve a um propósito único e deve receber atenção para que os gestores concluam se a experiência do empregado é positiva, como melhorá-la e se a mão de obra em geral está engajada. Caso isso não ocorra, podem ser tomadas as devidas providências para aumentar o envolvimento dos profissionais com suas tarefas diárias.

  • O sistema atual é muito complicado

O sistema ideal para a gestão de desempenho deve ser fácil de entender. Processos muito complicados são frustrantes e contraproducentes.  Ao considerar o uso de um sistema, lembre-se que ele precisa ser direto, intuitivo e simples. Gerentes e funcionários não podem perder horas para lidar com novos processos e ferramentas, que devem estar adaptados à cultura da organização, e não o contrário.

A Efix oferece soluções para instituir uma gestão de desempenho mais precisa e eficaz, ajudando a obter a máxima performance dos talentos da sua empresa. A Efix | Performance Suite vai disponibilizar todas as ferramentas para uma avaliação acertada, em que desempenho e competências serão definidos de maneira adequada.

Com Business.com

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *