O que deve ser feito e evitado nas avaliações de performance

Quando mal conduzidas, as avaliações de performance desmotivam os funcionários, ou na pior das hipóteses, dão recursos para processos contra a empresa. O que está errado nesse processo? Separamos os maiores erros que gestores cometem:

Processo x Progresso

Frequentemente, as avaliações de performance de funcionário tornaram-se mais importantes que os resultados.  O que os colaboradores querem obter dessas avaliações? Além de um aumento de salário, o mais importante é saber em que patamar da carreira estão – e para isso, eles precisam olhar para trás e avaliar o crescimento e desenvolvimento do trabalho.  Muitas avaliações não discutem as oportunidades de crescimento disponíveis em um futuro próximo, mas os funcionários precisam desse feedback.

 

  1. Quais as expectativas futuras?

Os funcionários são muitas vezes parabenizados pelo que conquistaram, com base em sua avaliação de desempenho. E a história para por aí. Por exemplo, se ele atingiu o crescimento de 10% determinado como meta na avaliação anterior, ele deve receber o reconhecimento do esforço, mas é interessante estabelecer novos limites para que ele possa continuar seu desenvolvimento.

 

  1. Discutir sobre salário

Falar sobre o salário durante um feedback de performance é um verdadeiro tabu. É o último assunto que deve ser discutido pelo gestor, e de preferência em uma sala reservada.

 

Para ajudar nas avaliações, é importante observar alguns cuidados:

 

– O feedback não deve ser acumulado e despejado sobre o funcionário no fim do período. É melhor que seja feito durante todo o ano, tanto os retornos positivos quanto negativos.

– Mantenha em mente onde o funcionário está agora, quais as expectativas e como você pode ajudá-lo a progredir.

– Faça com que a equipe toda passe pelas avaliações de performance, até mesmo o RH e os altos executivos.

– Durante o feedback, crie a oportunidade para um diálogo honesto, em que o profissional tenha liberdade para discutir pontos apresentados.

 

A Efix tem a Performance Suite, uma solução que permite a aplicação de avaliações de desempenho e competências , além de determinar e distribuir metas para o próximo ano.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *