Conheça os diferentes métodos de avaliação de desempenho

Conheça os diferentes métodos de avaliação de desempenho

Uma avaliação abrangente do funcionário é muitas vezes composta por uma série de diferentes métodos de avaliação de desempenho. Você pode escolher apenas um processo de avaliação, mas ao se utilizar vários métodos diferentes é possível obter ter uma visão mais completa de áreas em que os funcionários precisam de melhoras e quais recomendações devem ser feitas para estimular o desenvolvimento desse profissional. Conheça alguns desses métodos:

Auto avaliação

A auto avaliação é muito eficaz quando feita em conjunto com uma avaliação de desempenho. Esse método pede ao funcionário para que faça uma avaliação de si próprio, com a ajuda de um formulário com perguntas de múltipla escolha ou de desenvolvimento, ou ainda uma mistura dos dois. Um dos benefícios da auto avaliação é que o gerente pode comparar esses resultados com a avaliação que fez do funcionário e enxergar em quais áreas há discrepância na compreensão do desempenho do profissional. Isso abre uma conversa entre líder e funcionário, que pode beneficiar o seu desenvolvimento.

Avaliação 360°

O desenvolvimento de um profissional consiste no progresso realizado dentro do seu departamento, e a eficácia da interação desse funcionário com o resto da empresa. Uma avaliação de desempenho 360° é uma que envolve observações de gestores de outros departamentos com os quais o funcionário trabalha regularmente. Os profissionais são avaliados de acordo com os resultados que trazem dentro do próprio departamento e também como seu trabalha impacta no resto da empresa.

Escala Gráfica

A escala gráfica é um dos métodos de avaliação de desempenho mais comuns entre os gestores. A performance do funcionário em várias áreas é colocada em uma escala. A vantagem desse tipo de avaliação é que permite ao avaliador comparar o desempenho de vários funcionários simultaneamente. Esse sistema pode ser feito com números ou letras, mas geralmente consiste em uma escala, que vai de insuficiente a excelente.

Checklists

O método de avaliação através de um checklist é simples, mas muito eficiente. Consiste em uma série de perguntas sobre a performance, que podem ser respondidas com sim ou não. Um número excessivo de respostas negativas indica a necessidade de programas de treinamento para o funcionário. O checklist pode ser usado como uma maneira rápida de identificar quais funcionários têm deficiências em muitas áreas que comprometem seu desempenho.

Incidentes críticos

Um gerente proativo mantém um registro em andamento durante o ano do desempenho do funcionário, e então usa essas informações para alimentar a conversa sobre a avaliação de performance. Esse método de manter a lista de acontecimentos bons e ruins no desempenho é conhecido como avaliação de incidentes críticos.

Se você tem dúvidas sobre qual dos métodos de avaliação de desempenho é o mais indicado para a sua empresa, conheça os produtos da Efix. A Performance Suite possui as soluções que a sua empresa precisa para fazer uma avaliação justa e precisa do desempenho dos profissionais que atuam na sua organização, nos formatos 90° e 360°, ajudando também a fixar metas através de diferentes estruturas e hierarquias. Além disso, a ferramenta possibilita a vinculação de ações específicas de treinamento a objetivos individuais.

Com Chron

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *