Agilidade é o próximo passo da Gestão de Desempenho

Agilidade é o próximo passo da Gestão de Desempenho

Atitudes ambiciosas, propensão para trabalhar em ambientes colaborativos e necessidade de feedback transparente são as características mais marcantes das últimas gerações (Millennials e Geração Z), que estão entrando no mercado de trabalho.

Grandes empresas como a Microsoft, Adobe e GE estão abandonando as avaliações de performance anual a favor de uma abordagem mais ágil no gerenciamento de desempenho. Mas essa é realmente a melhor prática?

Agilidade no lugar da avaliação anual

Não há dúvidas de que existe uma série de problemas com práticas de avaliação de performance isoladas, incluindo:

– Padrões de performance inconsistentes dentro da empresa.

– Conexão franca entre o desempenho do funcionário e compensação.

– Falta de tempo dos gerentes para avaliar apropriadamente a performance do funcionário.

– Muitas empresas não tem um motivo claro do porque fazem avaliações de performance.

As empresas mais inovadoras evoluem todos os dias, não uma vez por ano. Então por que os funcionários dessas mesmas empresas deveriam ser avaliados apenas uma vez a cada 365 dias?

Uma abordagem mais ágil introduz um feedback em real time que beneficia empregado e empregador – gerentes precisam de informações no momento oportuno para melhorar resultados; funcionários querem retorno para impulsionar a carreira.

Conectando a performance com o desenvolvimento do funcionário

A gestão ágil de desempenho ajuda a fechar a desconexão entre a abordagem de performance e o processo de aprendizado, é mais focada em construir as capacidades do indivíduo e oferecer metas de desenvolvimento que estejam ligadas aos da organização.

A gestão ágil também separa a avaliação e discussões de desenvolvimento, medindo os dois igualmente. Isso é importante porque uma avaliação positiva pode ter uma abordagem emocional e sair da proposta de desenvolvimento, eliminando a chance de um feedback genuíno e da melhora da performance.

Quando as empresas priorizam retornos contínuos, funcionários ficam mais engajados, e apresentam melhor desempenho. Para isso, você pode seguir algumas práticas:

– Defina expectativas adequadas: garanta que funcionários saibam onde devem focar e como alcançar o sucesso que possibilita a entrega de melhores resultados.

– Destaque e documente realizações: estes dados poderão ser usados para orientar conversas sobre desempenho.

– Garanta que o trabalho esteja alinhado com objetivos maiores: ligando o sucesso dos funcionários ao sucesso da empresa, os empregadores os ajudam a ver o seu lugar dentro da corporação, levando a uma melhor performance.

– Seja um mentor: Desenvolva as forças do funcionário através de uma conexão com mentores dedicado, que se comprometam com o acolhimento e crescimento do funcionário.

Dica bônus: Um recente estudo de neurociência mostra que funcionários respondem melhor quando o feedback é dado sobre como eles trabalham invés de quem eles são. Dizer “parece que você se esforçou muito no último projeto” dá mais resultados do que “você é uma pessoa que trabalha duro”.

A 010 ferramentas para avaliação de desempenho da sua equipe, checando competências e definindo metas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *