Inteligência artificial indica um novo sistema de avaliação de desempenho

Inteligência artificial indica um novo sistema de avaliação de desempenho

Atualmente, há uma crise de confiança na maneira como a indústria faz a gestão de desempenho dos funcionários. Uma pesquisa recente mostrou que apenas 6% das empresas pensam que seu sistema de avaliação de desempenho é realmente útil.

Muitas empresas têm passado por uma mudança na avaliação tradicional, baseada em métricas. Muitas vezes isso acontece porque foram encontrados limites. Às vezes, porque foi constatado que funcionários e gerentes são facilmente inclinados a simplesmente ignorar esses processos quando os resultados não condizem com as suas impressões sobre quem eles gostam ou não.

O fato é que, assim como a natureza do trabalho mudou, o comportamento dos profissionais também mudou para acompanhar isso. Organizações têm se tornado maiores e mais complexas. A ineficiência de um funcionário ficou mais difícil de ser avaliada de maneira tradicional, com métodos baseados em métricas.

O problema é que nada foi feito para substituir esse método de maneira adequada – a inteligência artificial poderia ser a resposta?

Avaliações menos subjetivas

Boa parte da dificuldade do sistema de avaliação de desempenho atual foi atribuída aos problemas causados por preconceitos no local de trabalho. Comportamentos conscientes ou inconscientes podem influenciar negativamente uma contribuição individual para a empresa.

Raça e gênero talvez sejam as duas fontes mais óbvias de preconceito. Felizmente, elas podem ser percebidas com certa facilidade. Outras, no entanto, são mais efêmeras e podem não ser tão óbvias.

Uma dificuldade conhecida é o preconceito por contraste, em que o avaliador é inclinado a comparar o desempenho de um profissional com o de seus colegas, invés de levar padrões pré-definidos em consideração. Outro é o preconceito recente – onde ações realizadas há pouco tempo têm mais peso, muitas vezes de maneira injusta, do que ações que aconteceram em um passado um pouco mais distante (mas ainda dentro do período considerado para a avaliação de desempenho).

São nestes pontos que a inteligência artificial vai atuar – além da fadiga e da propensão ao erro, falhas humanas, que a máquina não irá cometer.

Maior disponibilidade de resultados

Uma parte boa sobre a inteligência artificial é que ela não vai tratar a avaliação de desempenho como algo que será feito se sobrar tempo.  Ao contrário de muitos gestores humanos, esse trabalho não será deixado para o último minuto. Como as avaliações realizadas pela inteligência artificial podem acontecer em tempo real, incentivos e elogios pelo bom desempenho podem ser obtidos imediatamente. Se as metas não estão sendo alcançadas, as intervenções poderão ser realizadas antes que os problemas tornem-se gigantes e impossíveis de gerenciar.

A inteligência artificial certamente terá um efeito dramático, implementando um novo sistema de avaliação de desempenho no futuro. Mas, permitir a mudança para uma cultura de avaliação contínua e orgânica é um passo positivo que já está sendo dado hoje.

Com certeza isso também vai trazer algumas preocupações – muitos profissionais podem temer perder seus empregos para as máquinas. Essas preocupações são justificáveis, já que um grande número de funções foi substituído pela inteligência artificial. Mas atualmente, o potencial de uma mudança positiva – e um afastamento dos cansativos procedimentos usados em direção a uma avaliação em tempo real – significa que esta é provavelmente uma nova e interessante área de desenvolvimento.

A Efix | Performance Suite é uma plataforma que permite realizar a avaliação de desempenho das equipes em diversos formatos, viabilizando a tomada de decisões em tempo hábil para que sua empresa atinja as metas definidas. Conheça essa e outras ferramentas da Efix que vão ajudar na gestão dos seus funcionários.

Com Forbes

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *