Qual sistema de avaliação de desempenho o Facebook utiliza?

Qual sistema de avaliação de desempenho o Facebook utiliza?

Muitas empresas têm abandonado a avaliação de desempenho profissional, afirmando que esse processo afeta a motivação da equipe, mas os profissionais de RH que trabalham no Facebook afirmam que essas avaliações são uma parte necessária dos negócios e mesmo que as organizações comecem a abolir a prática formal, as classificações ainda vão existir, e serão realizadas de maneira subjetiva e unilateral.

A tendência atual em muitas empresas é o abandono das avaliações formais realizadas uma vez ao ano, sendo substituídas por pequenas avaliações frequentes, que permitem um acompanhamento mais constante da performance do funcionário e deixam de lado os sistemas de ranqueamento. No entanto, é importante avaliar qual sistema se encaixa melhor para o seu negócio.

E como funciona esse processo no Facebook, uma das melhores empresas para estagiar segundo o site de empregos norte-americano Glassdoor? Uma pesquisa realizada com os funcionários mostrou que 87% querem que a avaliação de performance profissional seja mantida. Eles citaram três fatores para defender a escolha: justiça, transparência e desenvolvimento.

Justiça

Um processo de avaliação de desempenho profissional justo e equilibrado é realizado quando os avaliadores têm crédito e estão dispostos a realizar o processo de maneira correta, e quando os funcionários podem ter voz.

No Facebook, o processo começa com avaliações entre os colegas, que também podem ser compartilhadas com os gestores. Quando esses líderes realizam a avaliação de performance, um time de analistas avalia os dados e examinam possíveis parcialidades, como por exemplo: algumas palavras são usadas com mais frequência para descrever mulheres, e como elas podem afetar suas avaliações, promoções e crescimento?

Essas avaliações são então traduzidas para compensação através de uma fórmula. Os gerentes não têm nenhum poder sobre as decisões de compensação ou reconhecimento. Dessa maneira, a avaliação é realizada com precisão e permite que a empresa faça os reconhecimentos e ajustes necessários de maneira objetiva.

Transparência

Mantendo a transparência na avaliação de desempenho, o Facebook ajuda seus funcionários a entenderem como seu trabalho afeta a empresa. Os profissionais de RH da empresa afirmaram ainda que o uso de uma “escala global” dá uma noção mais exata do desempenho do funcionário dentro da organização e dada depois de micro avaliações.

Um dos funcionários afirmou que essa escala serve como um bom sinal de pontuação, porque dá clareza ao processo.

 Desenvolvendo pessoas

As avaliações de desempenho profissional ajudam os colaboradores a identificarem seus pontos positivos e permitem o desenvolvimento dos aspectos falhos. Além disso, elas servem para garantir que o feedback está sendo realizado de maneira firme e com bons propósitos, em vez de ser simplesmente varrido para baixo do tapete.

Em última análise, os profissionais de RH afirmaram que estão tentando construir no Facebook uma cultura onde funcionários e gerentes encaram as avaliações com curiosidade e aprendem com o processo.

A Efix oferece em suas soluções a Efix | Performance Suite, plataforma que possibilita à sua empresa realizar a avaliação e definição de competências e desempenho. Dentro dessa plataforma, o Efix | Competency ajuda na promoção de avaliações no formato 90° a 360°, com regras específicas para cada cargo. O Efix | Goals permite flexibilidade na distribuição de metas e objetivos, permitindo a vinculação de ações específicas de treinamento a metas individuais.

Com HRM New Zealand

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *