Como funciona a avaliação de desempenho por competências?

Os programas de gestão de desempenho são úteis para determinar a qualidade geral da performance de um funcionário. No entanto, a avaliação de desempenho por competências analisa as habilidades essenciais de um profissional, assim como as específicas do cargo que ocupa. Tanto as competências essenciais quanto as ligadas à função exercida são importantes para o desempenho das tarefas.

Competências essenciais

Competências essenciais são características básicas, atributos ou habilidades. Exemplos de competências essenciais são habilidades de comunicação verbal e escrita, processos analíticos e de pensamento crítico, capacidade independente de julgamento e gerenciamento de tempo. Essas competências podem ser levadas de empresa para empresa, porque são inerentes ao funcionário, que usa as mesmas competências essenciais em cada trabalho que exerce. Competências essenciais também podem ser desenvolvidas ou refinadas conforme o indivíduo aumenta sua experiência profissional.

Competências profissionais

As competências necessárias para desempenhar um determinado trabalho ou para ocupar uma posição na empresa conhecidas como competências de trabalho. Também são chamadas de conhecimento do trabalho, uma vez que estão relacionadas com uma linha específica de trabalho. Por exemplo: as competências de trabalho para enfermeiros incluem conhecimentos de sistemas de corpo humano, administração de medicação e compreensão de como compostos de drogas afetam certas doenças e procedimentos clínicos, como iniciar uma medicação intravenosa ou ler relatórios de pacientes de cardiologia. Essencialmente, as competências profissionais são o que qualifica você para trabalhar em sua área de atuação. No entanto, as competências essenciais devem complementar as competências profissionais para que um funcionário seja devidamente qualificado para o trabalho.

Avaliação de desempenho por competências

Como as competências básicas e as competências de trabalho são necessárias para ser realmente um profissional produtivo, a avaliação de desempenho por competências se concentra em três áreas: competências básicas, competências profissionais e o uso de ambas para realizar tarefas. Por exemplo, uma enfermeira pode ter conhecimentos para iniciar uma medicação, mas com uma habilidade de comunicação pobre ela é incapaz de oferecer um atendimento de qualidade ao paciente, uma vez que muitos dos cuidados de saúde dependem de como os profissionais dessa área se comunicam com seus pacientes. A qualidade do atendimento ao paciente é mais importante do que a experiência clínica; os profissionais de saúde devem demonstrar a sua capacidade de deixar os doentes à vontade através de comunicação verbal e não verbal. Da mesma forma, um assistente administrativo que demonstra excelente proficiência com aplicativos de software, mas tem não tem habilidades organizacionais não pode ser eficiente em seu trabalho.

Melhoria do desempenho baseada em competências

Supervisores e funcionários normalmente trabalham juntos para desenvolver planos de melhoria de desempenho com base nos resultados de avaliações de desempenho por competências. Um plano de melhoria de desempenho dedicado a aumentar os níveis de competência é um esforço combinado entre supervisor e funcionário, que começa com o profissional reconhecendo suas deficiências. Esse plano consiste em treinamento de habilidades de trabalho, mentoring, coaching ou uma combinação de recursos para a construção de competências essenciais, competências de trabalho ou ambos. Por exemplo, a enfermeira que tem dificuldade em se comunicar de maneira adequada pode precisar concluir um treinamento sobre técnicas de comunicação eficazes para profissionais de saúde. Após completar seu treinamento formal, ela pode ser indicada para trabalhar com outra enfermeira  para desenvolver suas habilidades de comunicação recém-adquiridas e usá-las sob a orientação de um supervisor ou líder da equipe.

Benefícios

A avaliação de desempenho por competências apresenta inúmeros benefícios para empregados e empregadores. São medidas abrangentes que avaliam o desempenho completo de trabalho, mas também as habilidades básicas e fundamentais da função. Esse método de avaliação também estimula a comunicação aberta entre um supervisor e funcionário, porque esses tipos de análise requerem introspecção dos profissionais, assim como a observação do supervisor. Os planos de melhoria baseados nos resultados das avaliações de desempenho por competências são eficazes porque muitas vezes se concentram no desempenho total do trabalho, não apenas em uma área específica.

Dentre as soluções apresentadas pela Efix para ajudar o desenvolvimento da empresa, está a Performance Suite, que permite a avaliação e definição de competências e desempenhos necessários para o seu negócio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *