Os maiores mitos sobre avaliação de desempenho

Os maiores mitos sobre avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é um dos processos mais críticos do ambiente de trabalho. Muitas empresas estão tentando mudar a maneira como essas avaliações são aplicadas, mas quantas têm realmente observado os resultados a longo prazo?

Peter Cappell, professor de gestão da Wharton School e autor de diversos livros, acompanhou uma empresa durante seis anos e pôde derrubar os maiores mitos envolvendo as avaliações de desempenho. Confira:

Mito 1: A pontuação das avaliações não varia muito – quase todos tem um resultado acima da média

De fato, as avaliações apresentam sim uma grande variedade de resultados. Podemos identificar alguns pontos fora da curva, com notas muito acima da média, que destoam das outras, mas foram encontrados mais resultados ruins do que excelentes.

 

Mito 2: As pessoas tendem a apresentar uma média de performance, não conseguindo melhoras ou pioras drásticas durante o ano

Nos resultados da empresa estudada, não havia sinais de que um profissional com boa performance neste ano apresentaria resultados bons no ano seguinte. Cerca de apenas um terço dos profissionais mantiveram o mesmo desempenho no ano posterior. Mudanças de gestores não mostraram nenhum efeito consistente no resultado das avaliações.

 

Mito 3: Os resultados das avaliações não geram promoções ou aumentos de salário

Os resultados da empresa acompanhada mostraram que os líderes recompensaram, muitas vezes até de maneira desproporcional, os profissionais com melhor desempenho. Os melhores, conseguiram bônus e têm maior probabilidade de serem promovidos, enquanto os piores provavelmente serão demitidos.  Mas também foram encontrados supervisores que usaram as avaliações para promover funcionários que apresentaram bom desempenho ano após ano, e não apenas em um ano isolado.

A Efix tem uma plataforma que apoia a definição e avaliação de competências, permitindo o acompanhamento da mão de obra disponível e a distribuição de metas e objetivos. A Efix | Performance Suite possibilita a aplicação de avaliações nos formatos 90°, 180º e 360°.

Com Harvard Business Review

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *