Como a cultura certa ajuda a promover o aprendizado contínuo nas empresas

Uma cultura de aprendizagem é uma coleção de convenções, valores, práticas e processos organizacionais que incentivam os funcionários e motivam o aprendizado contínuo nas empresas. Uma vez que a aprendizagem constante desenvolve o indivíduo como trabalhador e como pessoa, abre oportunidades para que a empresa melhore de maneira contínua.

As Vantagens de uma Cultura de Aprendizagem

Quando bem trabalhada, a cultura de aprendizagem pode trazer muitos benefícios para uma organização. Incluem alguns dos fatores abaixo, mas não são limitadas apenas a eles:

– Maior eficiência, produtividade e lucro

-Maior satisfação dos colaboradores e diminuição do volume de negócios

– Uma mentalidade de melhoria entre os funcionários

– Um senso desenvolvido de responsabilidade

– Facilidade em uma sucessão / transição

– Uma cultura de investigação e compartilhamento de conhecimentos

– Uma maior capacidade dos trabalhadores de se adaptarem à mudança

Para maior eficiência, o aprendizado contínuo nas empresas deve estar relacionado ao negócio. Além disso, os indivíduos em uma organização devem trabalhar em equipe ao invés de aprender individualmente. Compartilhar conhecimento permite que as empresas aumentem sua equipe de funcionários mais rapidamente e resolvam problema de maneira mais eficaz.

Como criar uma cultura de aprendizagem em uma organização

O primeiro passo para criar uma cultura de aprendizagem em seu local de trabalho começa com seus líderes. Uma vez que reforçam as iniciativas de treinamento, devem apoiar um ambiente que estimule o aprendizado contínuo nas empresas. Caso contrário, eles devem mudar a forma como enxergam a empresa e olhar sob uma perspectiva diferente.

Alguns passos fundamentais na criação de uma cultura de aprendizagem no local de trabalho são os seguintes:

– Formalizar planos de treinamento e desenvolvimento. Para que uma cultura de aprendizagem seja enraizada, ela deve ser obrigatória para todas as pessoas da empresa. Planos de treinamento e desenvolvimento que não são formalizados correm o risco de não serem levados a sério e, como resultado, não implementados.

– Dar reconhecimento à aprendizagem. Os funcionários que aprenderam com sucesso novas competências e habilidades devem ser reconhecidos e encorajar outros a seguirem o exemplo.

– Obter feedback. Sessões e pesquisas devem ser feitas regularmente para avaliar os benefícios do treinamento, assim como para determinar se o investimento em treinamento está sendo bem gasto.

– Promover a partir de dentro da empresa. Uma das vantagens do treinamento é ter funcionários que prontos para assumirem um papel maior. Faça um anúncio interno para incentivar os funcionários a buscarem conhecimento.

– Desenvolver a aprendizagem e compartilhamento de informação num processo formal. As pessoas serão mais encorajadas a dividir informações se forem obrigadas a fazê-lo. Formalizar o processo garante que tenham precisam da informação possam acessá-la.

Mantenha a competitividade com o aprendizado contínuo nas empresas

Como o ambiente de negócios muda rapidamente, muitas empresas sentem pressão para aprender mais rápido do que o concorrente ou correm o risco de perder o negócio por completo. Isso é nítido na tecnologia digital, onde as organizações continuam produzindo novos modelos de produtos em um ritmo rápido para superar os concorrentes que estão fazendo o mesmo.

Desenvolver uma cultura de aprendizagem não é apenas mais uma ideia fantasiosa. É cada vez mais imperativo para as empresas que desejam permanecer no negócio.

A Efix oferece uma plataforma totalmente voltada para o treinamento e desenvolvimento de funcionários. A Learning Suite permite a gestão de cursos em formato presencial, à distância (E-learning) ou de maneira híbrida, permitindo o acesso simultâneo de vários usuários. Conheça!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *