Como a gamificação na gestão de desempenho supera os indicadores de performance

Como a gamificação na gestão de desempenho supera os indicadores de performance

Até algum tempo atrás, os indicadores de performance (ou KPIs – Key Performance Indicators) eram considerados  o melhor modelo de avaliação. Mas como a gamificação na gestão de desempenho superou essas métricas?

Em muitos lugares, esses indicadores são praticamente uma ferramenta inútil. As empresas não conseguem definir as métricas internas apropriadamente, muito menos aproveitá-las para otimizar as operações. Muitas usam esses dados para a gestão de desempenho de maneira ultrapassada.

É aí que entra a gamificação, com princípios encontrados em jogos para que a performance do profissional possa ser observada de maneira transparente, medida e avaliada em tempo real. Essa abordagem traz resultados melhores que  os da avaliação anual aplicada em peso pelo mundo corporativo.

Com a gamificação, a liderança consegue comunicar claramente as próximas tarefas e metas para cada funcionário, além de estabelecer as expectativas de  desempenho, mostrando em tempo real como os objetivos individuais estão alinhados aos da empresa.

Entenda como aspectos da gamificação na gestão de desempenho impactam diretamente nos resultados:

Regras claras encorajam a autonomia

Como o feedback é baseado em dados sobre performance e parâmetros comuns, participantes de um ambiente de trabalho inserido na gamificação podem transcender políticas mesquinhas e focar nas metas da empresa, estabelecidas pela gestão e codificadas como as regras do jogo.

Quando funcionários assumem seu sucesso ou derrota, tendem a ficar mais motivados e a direcionar seu desempenho na busca dos objetivos.

Feedback em tempo real permite o controle da própria performance

A gamificação na gestão de desempenho impõe um mecanismo de feedback que acompanha o progresso: os funcionários podem ver como estão executando o próprio trabalho e fazer as mudanças necessárias. É mais efetiva se comparada à gestão de desempenho baseada em indicadores de performance, onde o feedback é passado com atraso e os profissionais não aproveitam adequadamente essas informações.

O feedback em tempo real é um motivador poderoso, pois permite a realização de progressos, mesmo que pequenos, e estimula o desenvolvimento de habilidades. Essa abordagem também ajuda o profissional a se autocorrigir.

Contexto social reforça o propósito

Indicadores de performance e outras métricas convencionais ignoram que os profissionais atuam antes de tudo como seres sociais, que se comparam uns com os outros e ficam felizes com o sucesso dos colegas com quem têm afinidades.

Por outro lado, a gamificação acolhe a natureza social humana. Os relacionamentos pessoais podem ser aproveitados para equilibrar a concorrência e o trabalho em equipe. Nesse processo, o propósito é reforçado, pois o trabalho é visto como parte de algo maior, em prol dos objetivos da empresa e não como uma disputa com o colega.

A gamificação na gestão de desempenho vai substituir totalmente os indicadores de performance? É mais provável que venha a acrescentar, sendo usada como uma ferramenta que ajuda no engajamento, fazendo com que os empregados tenham um senso de controle e autonomia sobre suas tarefas que as ferramentas convencionais não proporcionam.

A Efix oferece uma plataforma totalmente voltada para a aplicação de avaliações de desempenho e estabelecimento de metas, ajudando a empresa a aproveitar e direcionar o capital humano disponível.

Com Inc

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *