Uma nova abordagem para o gerenciamento de performance

Uma nova abordagem para o gerenciamento de performance

Empresas têm percebido que classificar os funcionários em padrões rígidos é uma abordagem falha para o gerenciamento da performance. Esse estilo de gestão não inspira os colaboradores a tomar medidas positivas para o futuro. Portanto, devemos começar a pensar em um novo sistema que seja prático, positivo e mais humano.

O sistema deve ser adaptável, para que os líderes tenham flexibilidade para fazer críticas construtivas. Avaliações de performance trimestrais, ou até mesmo mais frequentes, realizadas mensalmente, permitem que os funcionários reconheçam e trabalhem as falhas dentro de um período mais curto, mas uma abordagem em tempo real é mais apropriada para empresas mais fluídas.

Os gerentes também podem conversar com suas equipes toda semana, de uma maneira mais descontraída. Eles podem perguntar se os funcionários precisam de ajuda, e o que cada equipe planejou para a próxima semana, sem protocolos rigorosos ou formalidades. Isso dá ao time mais liberdade para serem produtivos e inspirados. Eles devem se sentir no controle do seu trabalho, e o gerenciamento de performance deve atuar como um guia de ajuda pelo caminho – não como uma presença ditatorial.

Além isso, o sistema deve enfatizar as forças dos funcionários, invés de focar em suas deficiências. É um grande erro pensar que os colaboradores aprendem quando são avaliados de acordo com altos padrões da empresa e obrigados a alcançá-los. As pessoas realmente aprendem muito mais rápido quando reconhecem seus pontos positivos. Da mesma maneira, a gestão deve encorajar os funcionários a trabalharem em cima de seus pontos fortes, invés de esperar que eles se aperfeiçoem em tarefas nas quais eles não tem a menor aptidão.

Finalmente, a gestão de desempenho deve focar no momento atual. Isso não significa focar nos erros anteriores de um funcionário, mas prover recursos que eles possam usar para refinar suas habilidades e competências, principalmente para projetos futuros.

A plataforma Performance Suite da Efix permite a avaliação de desempenho de funcionários, com soluções para a definir e mensurar desempenhos e competências.

Com Jazz Notes

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *