Bons motivos para abolir as avaliações de performance

Bons motivos para abolir as avaliações de performance

Atualmente, a performance não pode ser medida apenas pela conclusão de tarefas. Nosso trabalho está interligado com o de muitas outras pessoas. Outros fatores, como a cultura organizacional também estão ligados ao resultados da empresa. Por isso, a avaliação de performance formal não faz mais sentido. Conheça as principais razões:

  1. A avaliação de performance reforça a ideia obsoleta que o seu supervisor é a pessoa mais apropriada para guiar você. Isso não é verdade em muitos casos. Em muitas empresas, você sabe mais sobre o seu trabalho e como realiza-lo que seu supervisor.
  2. As avaliações tentam agrupar muitas tarefas em um processo único, incorporando planejamento a curto e longo prazo, melhoras na performance, construção de confiança entre gestor e equipe, avaliação de salário, alcance de metas …. o que torna o processo absurdo e inviável. Aspectos como a construção de confiança e alcance de metas devem ser tratados aos poucos.
  3. As avaliações podem criar tensão e colocar funcionários um contra o outro. Pague a cada um o salário apropriado para a sua função na empresa, e mantenha essa revisão fora das avaliações anuais, mantendo o foco nas metas.
  4. As avaliações tiram a atenção do funcionário de seu trabalho, algo que gestores deveriam sempre hesitar para fazer. Por que devemos forçar os profissionais a escrever sobre o seu desempenho do ano passado, se até mesmo o gestor atual não estava lá para testemunhar essas ações?
  5. Seus funcionários não são crianças. São colaboradores talentosos, com habilidades necessárias para a sua empresa e clientes. Não há motivo para enquadrar seu desempenho em uma escala numérica. Esses processos acabam com poucos funcionários felizes e outros que precisam de apoio e encorajamento, e vão sair com um resultado negativo.
  6. As avaliações só reforçam a ideia que gestores e funcionários estão em equipes separadas, e que não colaboram entre si.

As avaliações de performance são baseadas em um modelo de gestão ultrapassado, que acredita na ideia de manter os funcionários na linha, dizendo o que eles fizeram certo e errado, e deixa-los cientes que estão sendo observados.

Essa conversa focada em acontecimentos passados não traz nenhum benefício, a não ser que haja muita confiança entre os envolvidos. E se essa confiança existe, esse tipo de conversa formal é desnecessária – o desenvolvimento foi acompanhado durante todo o período.

A Efix tem uma plataforma, a Performance Suite, que oferece soluções para definir e avaliar competências e desempenho.

Com Forbes

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *