Como desenvolver um planejamento estratégico de RH

Como desenvolver um planejamento estratégico de RH

O papel dos Recursos Humanos está em constante evolução e desenvolvimento, mas uma das mudanças mais marcantes é migração da abordagem administrativa para a estratégica. Os dois lados do RH têm vantagens: uma visão administrativa cuida de leis trabalhistas e conformidades, mas o planejamento estratégico de RH é importante para os objetivos da empresa, pois trata da gestão de talentos, planejamento de sucessão e alcance de metas.

Um RH administrativo é a base de toda a empresa – você não constrói uma casa sobre um terreno instável. Para que uma gestão focada em estratégia funcione, é importante que a parte administrativa da empresa esteja bem organizada. A abordagem estratégica vai atuar não só no aumento de produtividade, mas na melhora do clima organizacional, trazendo excelentes resultados após as demissões em massa provocadas pela crise.

Para as organizações que já estão prontas para esse novo passo, pode ser difícil saber por onde começar. O Conference Board divulgou um estudo de CEOs do mundo todo que identificou as estratégias de capital humano como um dos principais desafios das empresas. Dentro disso, cinco ações ajudariam o RH, se colocadas em prática:

– Melhorar os processos de gestão de talentos

– Fornecer treinamento e desenvolvimento para os funcionários

– Aumentar a eficiência da equipe de gestão sênior

– Aumentar o engajamento de funcionários

– Melhorar o desenvolvimento de programas de liderança

 

Apesar de cuidadoso, o estudo da Conference Board esqueceu um detalhe importante para um planejamento estratégico de RH: manter-se atualizado sobre as tendências e informações. O departamento de RH deve focar em dados, interpretá-los e encontrar maneiras para que a empresa seja escolhida pelos melhores talentos. Então podemos adicionar um sexto item:

– Reunir e interpretar dados para expandir, evoluir e apoiar programas focados em pessoas.

A gestão estratégica de RH começa e termina com o gerenciamento de talentos, então garanta que essa é uma parte significativa do seu planejamento.

 

Mudança de papéis na organização

Quanto mais valor você acrescentar à empresa em termos de planejamento estratégico e gestão de talentos, mais oportunidades terá de desempenhar um papel importante dentro da organização. Os CEOs procuram por um consultor confiável no negócio, e ao cercar-se de informações precisas sobre o desempenho dos profissionais na empresa e sobre a produtividade geral, provocando impactos sobre o negócio, o departamento será visto como um valor agregado, não apenas como custo.  A importância do RH aumenta à medida em que cresce o seu papel estratégico.

 

Mudanças além do controle

Temos a capacidade de moldar a função que desempenhamos em uma organização, mas sempre haverá fatores que estão além do controle. Uma crise política, econômica e oscilações no mercado, por exemplo, afetam o desempenho da empresa e os profissionais de RH devem ser especialistas no gerenciamento de mudanças. Essas transformações forçam o departamento a ser mais estratégico ainda dentro do negócio, atuando no aumento de produtividade durante a crise e no engajamento após a tormenta, quando novos desafios surgem e os funcionários tendem a procurar outras oportunidades.

A chave para um planejamento estratégico de RH é construir um relacionamento com a liderança sênior, ter uma compreensão sólida do negócio e estar presente nas conversas relacionadas aos funcionários, crescimento da empresa e mudanças organizacionais. Líderes de RH com esse comportamento são vistos como verdadeiros parceiros de negócios. A Efix oferece as soluções necessárias para cercar o RH com informações para que possam desempenhar esse papel.

 

Com Workology

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *