Saiba como melhorar a retenção de talentos com engajamento

Saiba como melhorar a retenção de talentos com engajamento

Empresários e profissionais de RH trabalham intensamente para descobrir qual o segredo para reter seus talentos e reduzir o turnover. E a solução para esse problema pode ser mais simples do que se imagina. Engajamento é a palavra que domina as conversas do mundo corporativo, pois colaboradores engajados geram mais resultados, se dedicam mais ao seu trabalho e tem chances menores de deixar a empresa.

Um dos maiores desafios para as empresas, atualmente, é fazer com que seus funcionários não abandonem seus postos por novas oportunidades em outras organizações, seja por questões financeiras ou satisfação profissional. E a tendência é que a dificuldade em reter funcionários só aumente, já que muitos millennials não ficam mais de dois anos trabalhando para a mesma empresa.

O engajamento é a solução para o problema de retenção de talentos, pois funcionários engajados acreditam na importância do trabalho que a organização, como um todo, realiza e sentem que a sua colaboração para os resultados da empresa é muito valorizada. Dinheiro já não é o único fator que faz com que funcionários continuem trabalhando para uma empresa. O profissional de hoje busca conquistas na carreira e reconhecimento. Dentro de uma empresa, ele espera ser valorizado e ter oportunidades para crescer e adquirir conhecimento.

Resumidamente, para reter um talento, a empresa precisa oferecer o que ele precisa. Isso não significa fazer todas as vontades desse profissional, mas, sim, disponibilizar todas as ferramentas para que ele se desenvolva e aprimore suas habilidades.

Como melhorar a retenção de talentos

O engajamento é o fator principal para ter uma estratégia de retenção de talentos que funcione, pois cria uma ligação entre funcionário e empresa, fazendo com que o colaborador sinta que faz parte de um projeto e que sua colaboração é muito importante para obter sucesso. O profissional que é valorizado e tem espaço para dividir suas ideias e adquirir conhecimento sabe que pode desenvolver uma carreira de sucesso dentro da empresa e, dificilmente, vai procurar por novas oportunidades no mercado. Os líderes também tem um papel importante no engajamento dos seus empregados, principalmente dos talentos. Eles são responsáveis por guiar esses profissionais pelo caminho do sucesso, usando sua experiência e sabedoria. Um talento vê seu gestor como seu mentor e espera que ele o ajude a melhorar suas habilidades e reconheça quando o trabalho é bem feito. Por isso, a relação entre líder e funcionário deve ser sólida e transparente. O talento deve ter abertura para falar com seu gerente sobre questões de trabalho e dar a sua opinião, e também aceitar ouvir críticas e aprender a trabalhar os pontos que precisam ser melhorados.

Talentos também tendem a ficar em empresas que oferecem plano de desenvolvimento de carreira e treinamentos. Uma pesquisa do ADP Research Institute mostra que funcionários que recebem treinamentos específicos para sua função têm muito mais chances de melhorar o engajamento e ganhar motivação.

É importante ter em mente que talentos engajados e motivados têm chances mínimas de deixar sua empresa por ter encontrado uma oportunidade melhor. Isso porque, enquanto engajado e motivado, esse funcionário dificilmente irá focar sua atenção para encontrar outras oportunidades, pois ele estará concentrado no seu crescimento e aprendizado dentro da organização.

Mostrar para o talento que ele está seguro no trabalho também é importante para fazer com que ele continue na empresa. Segundo Ahu Yildirmaz vice-presidente do ADP Research Institute, grande parte dos funcionários não acreditam na total segurança de seus empregos e, por isso, estão sempre abertos a novas oportunidades. Se um funcionário é extremamente valioso para a empresa, é importante fazer com que ele saiba disso. Caso contrário, ele pode procurar novas oportunidades em lugares onde realmente o valorizam e o deixam saber disso.

A importância de engajar talentos

Quando se trata de retenção de talentos, o desafio é ainda maior. Isso porque esses funcionários reconhecem o seu potencial e esperam que a empresa valorize-os e dê responsabilidades à sua altura. Engajá-los também exige um esforço maior e ações que estimulem o envolvimento deles com a organização.

Profissionais de alto potencial precisam ser desafiados constantemente e obter êxito em suas realizações e, para isso, eles necessitam do auxílio de seus líderes e mentores. Se esses funcionários se sentem abandonados e não têm o apoio de gestores para atingir seus objetivos, a tendência é que eles busquem por isso em outros lugares.

Uma empresa que não trabalha no engajamento de talentos, além de arriscar perdê-los, não estimula o desenvolvimento desse profissional. Quando os funcionários estão engajados, a probabilidade de desenvolver habilidades e melhorar a performance é muito maior. É possível que, no seu quadro de funcionários, existam diversos funcionários de alto potencial, mas eles estão desmotivados e não utilizam esse potencial em prol do crescimento da empresa.

Além disso, o custo de perder um talento é alto. A empresa precisa investir tempo e dinheiro para encontrar outro profissional do mesmo nível e realizar todo o processo de integração e engajamento.

Com o Efix | Survey Suite é possível desenvolver programas de avaliação de clima organizacional que ajudam na construção de estratégias de engajamento.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *