5 razões para criar um programa de engajamento de funcionários

5 razões para criar um programa de engajamento de funcionários

O engajamento de funcionários contribui diretamente para o crescimento e sucesso de uma empresa, e a maioria dos empresários e gestores está ciente da sua importância. Mas, ainda assim, o que se vê nas organizações é uma alta taxa de funcionários desmotivados e improdutivos. Veja, a seguir, motivos para planejar um programa de engajamento e colocá-lo em prática o quanto antes:

  1. Retenção de funcionários

Um estudo do Hay Group identificou que funcionários engajados têm 87% de chance de continuar trabalhando na mesma empresa, comparados aos não engajados. Levando em conta que o turnover é um dos principais fatores que gera gastos em uma empresa e que o engajamento é a melhor forma de diminuir essa taxa, chegamos à conclusão de que todas as empresas devem ter um programa de engajamento de funcionários que funcione.

Para reter funcionários, não basta aumentar o salário, já que, segundo uma pesquisa de Leigh Branham, apenas 12% dos empregados deixam o trabalho por questões financeiras. O profissional de hoje espera ser reconhecido por seus feitos e deseja fazer parte de um trabalho significativo.

  1. Produtividade

Um funcionário engajado está conectado com a empresa e sabe o quão importante é seu trabalho para dentro do todo. Se esse funcionário estiver feliz, obtendo bons resultados e ganhando reconhecimento de seus gestores, vai se dedicar ainda mais a aperfeiçoar suas habilidades e atingir novas metas. Segundo o Gallup, o desempenho de funcionários engajados é 21% melhor do que o de desengajados.

  1. Aumento nos lucros

Se a produtividade dos funcionários aumenta, consequentemente, os resultados da empresa melhoram e os lucros crescem. Equipes compostas por funcionários engajados têm grandes chances de bater metas e abrir espaço para novos desafios. Funcionários engajados inspiram mais confiança em seus gestores, que, a partir disso, acreditam na sua equipe e traçam novos desafios.

  1. Reputação da empresa

Tudo o que seus funcionários falam sobre a sua empresa a afeta de alguma forma. Funcionários engajados e motivados não têm motivos para criticar seus gestores ou a empresa como um todo. Não pense que a avaliação ruim de um funcionário reflete apenas nas pessoas que podem vir a trabalhar na sua empresa. Atuais e futuros clientes valorizam a imagem de uma empresa e como os seus colabores se sentem trabalhando nela, afinal, são eles que vão executar grande parte do trabalho. Clientes podem ver a insatisfação dos funcionários como uma falta de capacidade da empresa em entregar um bom trabalho.

Satisfação do cliente

Seus funcionários são os responsáveis por grande parte do trabalho que a empresa entrega aos clientes. Se eles estão desmotivados e desengajados, a produção e a qualidade, consequentemente, caem e o seu cliente já não obtém resultados tão satisfatórios.

Como diz o empresário britânico Richard Branson, “os clientes não vêm em primeiro lugar, os funcionários, sim. Se você cuida bem dos seus empregados, eles cuidarão muito bem dos seus clientes.” Segundo um estudo da Temkin, empresas que oferecem boa experiência do cliente tem mais funcionários engajados do que empresas com experiência do cliente ruim.

Conheça as soluções da Efix para desenvolver um sistema de pesquisa de clima organizacional e saiba como melhorar o engajamento dos profissionais da sua empresa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *