Uma correta gestão de desempenho é a melhor ferramenta para retenção

Uma correta gestão de desempenho é a melhor ferramenta para retenção

As pessoas não são muito simpáticas à gestão de desempenho – isso inclui funcionários, gerentes e o próprio RH.

Os funcionários reclamam da falta de frequência nas avaliações, o foco em comentários negativos, os feedbacks passados por gerentes despreparados e muita subjetividade nas observações e comentários.

Os gerentes não gostam do tempo gasto, de confrontar os funcionários que apresentam problemas, dos formatos rígidos e das dificuldades em conseguir melhores salários para os colaboradores que trabalham bem.

As tendências em avaliações de desempenho, e que podem resolver o problema são:

Conversas frequentes: Feedbacks constantes fortalecem os relacionamentos e promovem transparência. Em alguns casos, essas conversas podem ser difíceis, mas quando realizadas com frequência, permitem a correção mais focada e o crescimento dos profissionais. Essas conversas podem ser realizadas uma vez por mês ou a cada trimestre, para que os funcionários possam acompanhar as expectativas, sucessos e pontos a serem melhorados, servindo mais como um check-in do que como uma avaliação. Os feedbacks maiores podem ser feitos uma vez ao ano.

Cuidado com as escalas: Em geral, funcionários que apresentam excelente desempenho ficam irritados quando recebem um 4.6 em uma escala de 0 a 5. Avaliações não devem ser usadas para uma nota precisa ou para classificar as pessoas em níveis.

Feedback da equipe: Uma opção menos comum, mas interessante é o feedback da equipe. Comentários sobre os valores da empresa, resultados alcançados e habilidades de liderança podem ser obtidos com essa abordagem. Quando você promove um feedback construtivo do time, pode obter mudanças benéficas em toda a empresa.

De qualquer forma, a experiência com novas abordagens sempre é válida. Elas tomam um certo tempo, mas trazem benefícios à empresa, ao trabalho desenvolvido e ao crescimento do funcionário. Os sistemas tradicionais de avaliação de desempenho são eficientes apenas para indicar quais colaboradores estão com a performance abaixo da média.

O RH tem trazido essa mudança, mas os gestores e os líderes precisam estar preparados entender os novos processos e porque essas mudanças devem ser feitas. Com a ferramenta certa, a gestão de desempenho oferece vantagens competitivas à empresa e aumenta a retenção.

Com News Observer

A Efix oferece soluções que permitem a avaliação de performance dos funcionários, levando à identificação de competência e o estabelecimentos de metas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *