Metas e Objetivos ou Competências? Entenda como uma ferramenta de gestão de desempenho pode ajudar

Metas e Objetivos ou Competências? Entenda como uma ferramenta de gestão de desempenho pode ajudar

Garantir a assertividade dos processos de gestão de desempenho, seja por metas e objetivos ou competências, é um desafio para muitos profissionais de RH. A grande quantidade de informações exige que os gestores e o time de RH tenham muito mais trabalho para organizar os processos e obter os resultados esperados. Por isso, manter esse processo no manual é cada vez mais raro nas empresas e o uso de ferramentas inteligentes tem crescido significativamente.

A avaliação de desempenho baseada em metas e objetivos ou por competências é uma ferramenta para desenvolver os funcionários de forma que eles sejam cada vez mais capacitados para executar seu trabalho e contribuir para o crescimento da organização. Por isso, é muito importante certificar que os processos estão devolvendo os resultados esperados e que os gestores e o time de RH estão obtendo sucesso no desenvolvimento dos funcionários.

Para que uma empresa atinja suas metas, toda a força de trabalho precisa trabalhar em prol desse objetivo. Os profissionais devem atuar em tarefas onde suas habilidades serão utilizadas da melhor forma, contribuindo para sua performance e para os resultados da empresa.

Sem um sistema de avaliação de desempenho, os feedbacks tornam-se menos frequentes ou até mesmo não acontecem. As avaliações realizadas em curtos intervalos de tempo ajudam a estabelecer objetivos para a empresa, além de fornecer uma proteção legal em casos de demissão. Os funcionários também querem receber feedbacks para saber como podem melhorar profissionalmente.

A tecnologia chega para se tornar uma aliada do RH e do desenvolvimento de pessoas. Uma ferramenta de gestão de desempenho não só ajuda os gestores oferecendo uma visão mais ampla da performance da sua equipe como também facilita o processo e reduz drasticamente as chances de erros no processo.

Os benefícios de uma ferramenta de gestão de desempenho

Os fatores que influenciam nos resultados da avaliação de desempenho por objetivos são diversos, incluindo cultura organizacional, boa liderança, entre outros. Mas o fator de maior peso é o trabalho dos gestores, juntamente com o time de RH, para desenvolver um planejamento sólido, que tenha metas e objetivos reais e que considere suas competências. Isso, além de desenvolver os funcionários do jeito certo, contribui para o engajamento, para a motivação e a colaboração de todos para atingirem os resultados.

A ferramenta de gestão de desempenho atua na viabilização dos processos. Gerir informações de dezenas de funcionários, analisar resultados, propor metas, entre outras coisas que envolvem o processo de avaliação de desempenho, exige muito tempo dos gestores e do RH. Tempo este que poderia ser utilizado apenas para avaliar resultados e entregar feedbacks aos funcionários.

Implantar um sistema de gestão de desempenho com base em uma avaliação anual é coisa do passado. Com uma frequência tão baixa, acaba sendo um evento irrelevante. Comunicação e feedback são elementos mais importantes do que nunca. Levando isso em consideração, empresas com visão de futuro começaram a implementar um sistema de avaliação de performance contínuo, com discussões a cada uma ou duas semanas.

Com uma ferramenta de avaliação, a entrega de feedbacks mais frequentes é mais simples, pois é possível acompanhar a evolução diária dos funcionários. Dessa forma, não haverá a dificuldade de reunir todas as informações, checar resultados, estudar novas metas, entre outros, para conseguir entregar um feedback assertivo. Todas as informações necessárias vão estar disponíveis na ferramenta de gestão de desempenho e o gestor poderá ter acesso com total facilidade.

Mudanças além da tecnologia

Apesar dos rumores, a avaliação de desempenho não morreu. O que de fato acontece é um processo de mudança, onde o modelo tradicional de avaliação dá lugar a novas práticas que visam resultados de maior significado para a empresa. Avaliar por avaliar não oferece benefícios para nenhuma das partes. É preciso pensar em desenvolvimento profissional alinhado às estratégias de negócio.

As empresas estão tentando consertar os erros das avaliações de desempenho recomendando feedbacks positivos e negativos, que ajudem os funcionários a enxergarem seus erros e saberem como corrigi-los, diminuindo o período de avaliação, entre outros.

Quando se fala em avaliação de desempenho por objetivos, a intenção é garantir que os colaboradores sejam desenvolvidos da forma certa para contribuir com o crescimento da empresa. Além disso, também avalia o empenho dos funcionários para atingir suas metas individuais, ajudando a identificar quais são os profissionais comprometidos com os objetivos da empresa e com o próprio desenvolvimento.

O sistema ideal para a gestão de desempenho deve ser fácil de entender. Processos muito complicados são frustrantes e contraproducentes.  Ao considerar o uso de um sistema, lembre-se que ele precisa ser direto, intuitivo e simples. Gerentes e funcionários não podem perder horas para lidar com novos processos e ferramentas, que devem estar adaptados à cultura da organização, e não o contrário.

A Efix oferece soluções para instituir uma gestão de desempenho mais precisa e eficaz, ajudando a obter a máxima performance dos talentos da sua empresa. A Efix | Performance Suite vai disponibilizar todas as ferramentas para uma avaliação acertada, em que desempenho e competências serão avaliados de maneira adequada.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *