Entenda os desafios de um plano de sucessão em empresas familiares

Entenda os desafios de um plano de sucessão em empresas familiares

Um plano de sucessão deve ser uma prioridade para todas as empresas familiares. Afinal, cedo ou tarde, alguém terá de se aposentar e a pergunta sobre o que vai acontecer com a empresa se torna vital. Quem vai gerir o negócio quando você não estiver mais na empresa? Como a propriedade vai ser transferida?

Um plano de sucessão em empresas familiares é importante, especialmente se o negócio for passar a ser dirigido por parentes, garantindo uma transição tranquila entre o atual e os futuros gestores do negócio. No caso dos negócios de família, um plano de sucessão pode ser uma questão complicada devido aos relacionamentos e às emoções envolvidas.

Mais de 70% dos negócios familiares não sobrevivem a essa transição do fundador para a segunda geração. Na maioria dos casos, as brigas familiares têm um forte impacto – algo que um plano de sucessão em empresas familiares pode cobrir.

Veja algumas dicas para desenvolver um plano de sucessão em empresas familiares e garantir uma transição suave de uma geração para a outra no comando dos negócios:

Comece seu plano de sucessão o quanto antes

Cinco anos de antecedência é bom. Dez anos é ainda melhor. Muitos especialistas aconselham empreendedores a construir uma estratégia de saída ainda no planejamento do negócio. A verdade é que, quanto mais tempo é dedicado ao plano de sucessão em empresas familiares, mais suave o processo de transição deve ser.

Envolva sua família nas discussões

Fazer um plano de sucessão e deixar para anunciá-lo apenas depois de pronto é maneira garantida de gerar discórdias na família. É importante abrir o diálogo entre os membros da família logo no início do processo de desenvolvimento do plano, que deve levar em consideração os sentimentos pessoais, as ambições e os objetivos de todos os envolvidos.

Observe sua família e planeje-se com base em uma visão realista

Será que seu filho mais velho tem as habilidades necessárias para substituí-lo em cinco anos? E, ainda mais importante, será que é do interesse dele fazer isso? Talvez haja algum membro da sua família mais capaz de assumir a gestão do negócio. Ou, ainda, pode ser que não haja nenhum membro da família capaz ou interessado em continuar o negócio.

Por isso, é importante avaliar os pontos fortes de todos os possíveis sucessores de maneira objetiva, pensando sempre no que será melhor para o negócio.

Treine seu sucessor e trabalhe com ele

Ninguém pode esperar que uma pessoa assuma e dirija o negócio de maneira bem sucedida sem nenhum tipo de treinamento ou preparação. O plano de sucessão em empresas familiares tem muito mais chances de dar certo se o atual responsável pelo negócio puder trabalhar com seu sucessor por pelo menos um ano antes de passar o bastão.

Para empreendedores que trabalham sozinhos, compartilhar o processo de tomada de decisão e ensinar suas habilidades para uma outra pessoa pode ser difícil, mas é definitivamente um esforço que vai valer a pena, gerando grandes benefícios para o negócio.

A Efix oferece soluções para avaliações de desempenho e treinamentos que ajudam na seleção interna dos funcionários com características de liderança e no desenvolvimento dos pontos que vão torná-los profissionais mais completos.

Baixe o e-book Como resolver o problema da sucessão na liderança e confira algumas orientações para identificar futuros líderes em potencial e desenvolver treinamentos que possam torná-los aptos para assumir cargos mais altos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *