6 dicas para otimizar o processo de gestão por competências

6 dicas para otimizar o processo de gestão por competências

O sucesso do plano de gestão por competências da sua empresa depende de um planejamento estruturado, que esteja de acordo com os objetivos de negócios. Durante a definição de estratégia, é importante estar atento a todos os pontos que precisam ser trabalhados e encontrar a abordagem ideal para indicar o caminho certo para os colaboradores. Acompanhe essas sete dicas de como otimizar o processo de gestão por competências e crie uma estratégia que funcione!

  1. Crie um planejamento inteligente

Um planejamento inteligente é o que contém as respostas para as necessidades da empresa adequadas à força de trabalho. Parece óbvio falar sobre isso, mas é importante frisar que a gestão por competências só vai gerar os resultados que a empresa precisa se o planejamento for desenvolvido de acordo com os objetivos.

  1. Os funcionários precisam entender a importância da gestão por competências

Toda a força de trabalho – e isso inclui os líderes, os funcionários e o time de RH, precisa compreender o quão importante é contribui com o processo de gestão por competências.

Os gerentes precisam dar feedbacks aos funcionários e acompanhar o trabalho diário para identificar as principais competências de cada um e, com base nessas informações, ajudá-los a realizar o trabalho de forma mais eficiente.

Os funcionários devem entender que seguindo as orientações da gestão por competências, suas habilidades serão desenvolvidas e aperfeiçoadas e o trabalho será feito com excelência.

  1. Tenha uma ferramenta simples que auxilie no processo

Existem plataformas que ajudam na avaliação de desempenho e competências e podem otimizar todo o processo de coleta dados. Ter as informações corretas sobre os funcionários é imprescindível para designar as tarefas certas para os profissionais certos.

  1. A gestão por competências deve ser aplicada em toda a empresa

Para que o plano de gestão por competências gere os resultados esperados, é preciso que seja consistente em toda a empresa. Todas as hierarquias devem estar integradas e dispostas a trabalhar em prol do desenvolvimento. A equipe de planejamento deve se certificar de incluir tarefas para os colaboradores de todos os níveis hierárquicos a fim de garantir que cada funcionários da empresa colabore com o desenvolvimento do projeto e os resultados sejam positivos para os negócios.

  1. Acompanhe os resultados gradualmente

Por mais bem elaborado que seja o planejamento, não é possível ter garantia de que o processo vai correr exatamente como o esperado. Por isso, é muito importante estar sempre atento às métricas, avaliar o desempenho dos funcionários e, se necessário, fazer mudanças para melhorar o processo.

Uma plataforma de gerenciamento pode ser muito útil nesse acompanhamento, pois tem os dados de desempenho de todos os funcionários e permite que a equipe de planejamento utilize essas informações para fazer ajustes necessários.

  1. Dê feedbacks com frequência

Os feedbacks são importantes para manter os funcionários alinhados, apontar as falhas e sugerir como corrigi-las. E são os gestores que mais auxiliam nesse processo, pois estão acompanhando o desenvolvimento diário das habilidades e na capacitação dos membros da sua equipe. Os profissionais têm seus líderes como exemplo de uma carreira de sucesso e esperam um feedback para conseguir avaliar melhor suas falhas e como corrigi-las.

Com o Efix I Performance Suíte a sua empresa pode fazer avaliações de desempenho e competências de forma prática.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *