Entenda a relação entre engajamento e alta performance

Entenda a relação entre engajamento e alta performance

Ter equipes de alta performance é o sonho de todo empresário e gestor. As empresas buscam por profissionais que executam seu trabalho com maestria, ajudam uns aos outros e ainda contribuem com ideias inovadoras para o desenvolvimento da empresa. Porém, encontrar pessoas com esse perfil, prontas para assumir novas responsabilidades, não é uma tarefa fácil.

Formar boas equipes que geram resultados exige grande esforço dos gestores e do departamento de RH. Mas, todo esse esforço é compensador, no final, quando se tem funcionários de alta performance conectados com a empresa. O engajamento é um dos itens mais importantes a serem trabalhados para construir uma equipe ideal, pois ele cria uma ligação sentimental entre o funcionário e a empresa, fazendo com que ele tenha paixão pelo trabalho e queira evoluir cada vez mais.

As empresas precisam direcionar seus programas de engajamento para os resultados que esperam dos seus funcionários. Quando se tem funcionários engajados, o trabalho flui para toda a equipe e, com o planejamento certo, todos vão trabalhar na direção certa para o sucesso. Segundo o Gallup, empresas com funcionários engajados têm performance 147% melhor do que empresas com funcionários desengajados.

Funcionários engajados não refletem apenas em um clima organizacional favorável e um ambiente de trabalho produtivo. O engajamento impacta diretamente na performance dos funcionários e nos resultados da empresa. Isso porque uma equipe composta por colaboradores engajados tem mais motivação para realizar suas tarefas e acredita no trabalho que a empresa realiza como um todo.

Investir em programas de engajamento de funcionário não pode ser encarado apenas como mais um gasto para a empresa, pois esse investimento traz resultados muito satisfatórios e refletem positivamente por um longo período.

O funcionário engajado tem vontade própria de melhorar seus resultados e se destacar. Ele não precisa de muitos incentivos externos para superar desafios e ampliar o conhecimento sobre a empresa e os serviços que ela oferece. Esse funcionário sente que faz parte de um time importante e sabe que a sua colaboração é indispensável para o sucesso do todo.

Líderes também devem trabalhar em conjunto para estimular o engajamento dos funcionários, com campanhas eficazes de motivação e demonstrando o valor que a equipe tem para a empresa.

Vivemos em um período em que a satisfação profissional é mais importante que a remuneração. Os empregados de hoje não pensam duas vezes em abandonar chefes estressantes, ambientes de trabalho ruins e até bons salários para ter uma experiência melhor em outras organizações. O bem estar é mais valorizado do que nunca, por isso as empresas precisam cuidar de seus funcionários e mantê-los engajados.

Conheça a solução da Efix | Performance Suite que permite realizar avaliações de desempenho e competências e ajuda no desenvolvimento dos funcionários.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *