Como desenvolver uma boa liderança

Como desenvolver uma boa liderança

Gerentes e líderes não são sinônimos. Ser gerente implica manter o status quo, garantindo que as coisas ocorram conforme o planejado. Liderar é uma formação em progresso constante – líderes encorajam mudanças e levam a equipe a novas posições. Encontrar um gerente que também seja um bom líder é algo muito raro; o truque é trabalhar as nuances que fazem você desenvolver uma boa liderança:

1.Você é pago por um cargo de gerência, não liderança

É comum dizer que alguém foi promovido para um cargo de liderança, mas na realidade a pessoa só se tornou gerente. A triste verdade é que, enquanto liderança pode ser recompensada com bônus ocasionais, pouquíssimas pessoas no mundo são pagas por serem líderes. Um bom gerente procura garantir que seu time tem as ferramentas necessárias, responde perguntas e avalia performances de maneira justa.

Gerentes que também são líderes vão um pouco além. Eles focam em levar sua equipe além do esperado e encorajam as pessoas a serem bem-sucedidas. E a razão disso não é reconhecimento pessoal, mas o bem de todos do time e da empresa.  São ideias e possibilidades que motivam um líder todos os dias, não o pagamento no fim do mês.

 

  1. Líderes focam e respeitam forças individuais

Em 2015, o Gallup desenvolveu uma pesquisa sobre as principais diferenças em uma boa liderança. Uma das maiores é a gestão focada em melhorar as falhas dos funcionários ou na afirmação dos pontos fortes. Comparando funcionários engajados e desengajados, 67% dos entrevistados que tinham gerentes focados em seus pontos positivos eram mais engajados, contra 31% dos que estavam sob uma gestão concentrada nas fraquezas.

Ótimos líderes sabem que as competências da sua equipe são a sua maior vantagem, e procuram fazer com que cada funcionário demonstre ao máximo suas habilidades. Isso inclui dar autonomia, oferecendo orientação quando necessário.

 

  1. A liderança exige prestação de contas

Muitos gerentes fogem da prestação de contas, por receio de serem punidos pelos seus erros. Mas um líder verdadeiro sabe que isso não é verdade. De fato, uma liderança eficaz depende da prestação de contas.

Não há maneira mais rápida de perder a confiança dos funcionários do que transferir a responsabilidade para eles. Além das implicações éticas, essa atitude passa a mensagem de que erros são inaceitáveis. Pelo contrário, eles podem virar oportunidades. Líderes exploram o que deu errado e procuram fazer melhor. Além disso, essa conduta permite que funcionários falem abertamente sobre seus erros, o que pode iniciar uma discussão que ajuda toda a equipe a melhorar.

Para desenvolver uma boa liderança, é necessário repensar a forma de conduzir os negócios no dia a dia, assim como o que tem a oferecer aos funcionários. Ser um líder significa que você está preparado para levar sua equipe para frente.

Cargos de liderança exigem treinamentos e capacitação; com a plataforma Learning Suite da Efix, é possível gerir cursos em formatos presencial e eLearning, destinados à gestão estratégica .

Com Inc.com

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *