4 práticas para uma gestão por competências assertiva

4 práticas para uma gestão por competências assertiva

A gestão por competências, quando aplicada, ajuda a melhorar a performance da equipe e, consequentemente, os resultados da empresa. Ter cada profissional dedicado a realizar as tarefas que mais se identificam com suas habilidades, além de melhorar o rendimento do trabalho, o incentiva a desenvolver seu conhecimento e estar sempre em evolução.

Para que a gestão por competências seja eficaz, é necessário que os gestores, juntamente com o RH, trabalhem em prol do desenvolvimento dos funcionários e acompanhem de perto o trabalho realizado diariamente. Veja, a seguir, quatro dicas para obter bons resultados com gestão por competências:

  1. Avalie seus funcionários

Para gerir a equipe conforme as competências de cada funcionário, é preciso conhecê-los a fundo e saber quais são as tarefas que cada um deles realiza melhor. E não é possível obter esse tipo de informação em poucos dias de trabalho, o gestor deve acompanhar o dia a dia da equipe e fazer uma avaliação completa de cada membro e, assim, identificar qual profissional é mais adequado para determinada tarefa. E quando as competências forem identificadas, os profissionais devem receber um direcionamento para que estas sejam desenvolvidas e aperfeiçoadas.

  1. Dê feedbacks claros e produtivos

Um feedback produtivo é o que não só aponta as falhas do funcionário, mas, também, sugere como ele pode corrigi-las. Ajudar os membros da equipe a melhorar sua performance com base nas suas competências é uma forma de estimular o seu desenvolvimento e crescimento profissional. Nesse processo, os dois lados saem ganhando, pois a empresa terá funcionários mais eficientes e, consequentemente, terá resultados melhores, e os funcionários estarão mais motivados a cada vez mais realizar um bom trabalho.

  1. Invista nas habilidades dos funcionários

Se um funcionário já demonstra familiaridade com determinada função ou tarefa, é válido investir em treinamentos que impulsionem as suas habilidades e o deixem ainda mais apto a realizar seu trabalho. São muitos os benefícios de investir nos profissionais da empresa, pois isso estimula seu engajamento, contribui com a motivação e ainda melhora os resultados da equipe como um todo.

  1. Tenha estratégias definidas

As competências dos seus funcionários devem estar alinhadas às estratégias definidas pela empresa. De nada adianta a gestão por competências se não estiver caminhando lado a lado com os objetivos de negócio. Para isso, é importante iniciar o planejamento com as competências de cada funcionário definidas e traçar metas para cada um deles.

Para que as estratégias da empresa gerem os resultados esperados, os funcionários precisam estar alinhados e trabalhando para conquistar os objetivos. Quando isso acontece, as chances de chegar ao fim de um processo e colher bons frutos de todo o planejamento e trabalho realizado são muito maiores.

Com a plataforma Efix | Performance Suíte é possível fazer uma avaliação completa sobre o desempenho e competências de cada funcionário e, ainda, definir metas para todos os membros da equipe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *