Quatro dicas para avaliações de desempenho de sucesso

Quatro dicas para avaliações de desempenho de sucesso

As avaliações de desempenho são temidas por funcionários e empregadores em muitas empresas. No entanto, os feedbacks podem trazer ótimos resultados para ambas as partes. Seguem algumas dicas para realizar avaliações de desempenho de sucesso:

  1. A avaliação deve levar ao alcance dos objetivos

Muitas empresas erram em basear avaliações de desempenho que não estão alinhadas às metas da empresa.  Adaptar as avaliações pode ajudar no crescimento dos funcionários e tornam as metas mais transparentes.

 

  1. Mantenha o foco no futuro

Não é possível fazer uma avaliação sem olhar para o passado, mas manter o futuro em mente pode ajudar o funcionário a sentir-se mais motivado e ser mais produtivo. Parte da visão negativa das avaliações é que os funcionários sentem que estão sendo espancados enquanto sua performance é analisada meticulosamente. Ao usar as atividades passadas como um trampolim para as expectativas futuras, o foco muda.

 

  1. Não complique as coisas

Usar escalas de cinco pontos para as respostas é uma maneira de simplificar as avaliações. Desde que as perguntas certas sejam feitas, os funcionários podem entender rapidamente como usar o feedback. Algumas empresas têm desenvolvido outros métodos simples, assim como usar cinco palavras para descrever o funcionário e levar isso para um discussão, onde o colaborador pode dizer se concorda ou discorda como o que foi dito ou dizer quais palavras usaria para descrever a si próprio e o que eles gostariam de ver.

 

  1. Considere avaliações mais frequentes

As avaliações anuais demonstram grandes falhas, como a falta de um feedback constante, inibindo o crescimento do funcionário e levando-o a insistir em comportamentos equivocados por longos períodos. Avaliações mais frequentes podem dar resultados melhores. Outra alternativa são avaliações 360°, que podem rapidamente capturar informações de diversas fontes como colegas, gerentes e clientes. Com base nesses dados, as empresas podem desenvolver feedbacks mensais ou a cada dois meses.

 

A Efix possui ferramentas voltadas para a avaliação de desempenho – a Performance Suite – que podem ser usadas em empresas de pequeno, médio e grande porte.

 

Com HR Payroll

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *