Conheça boas práticas de planejamento de sucessão para millennials

Conheça boas práticas de planejamento de sucessão para millennials

Os millennials já são uma parte considerável da força de trabalho atual. Segundo uma pesquisa da consultoria PwC, os millennials já representam 25% dos trabalhadores atuais e, até 2020, devem chegar a metade da força de trabalho global.

Com a geração anterior perto de se aposentar, os millennials estão cada vez mais perto de ocuparem a liderança – muitos deles já até são jovens líderes. Por isso, identificar potenciais líderes millennials é um importante passo no planejamento de sucessão atuais.

Mas, será que os millennials estão interessados em assumir cargos de liderança? De acordo com o estudo WorkplaceTrends Millennial Leadership Study, sim. Porém, o relatório Deloitte Millennial Survey 2016 revelou que eles não querem esperar muito para isso – 66% deles esperam deixar seu empregador em 2020.

Diante desse comportamento, as empresas devem agir rapidamente para engajar os millennials nos processos de liderança ou correm o risco de perdê-los. Conheça algumas boas práticas para fazer isso:

Insira cargos de níveis intermediários até a liderança

A estagnação pode matar o engajamento e a retenção de millennials. Se os jovens funcionários da sua empresa estão esperando cinco anos para receber uma promoção, logo você verá os melhores membros do seu time indo embora.

Para combater isso, as empresas podem implementar níveis intermediários para dar promoções mais rápidas aos millennials e um senso maior de trajetória em sua carreira. Em vez de ter apenas um executivo de contas, por exemplo, você pode ter executivos de contas júnior e sênior, por exemplo.

Pode parecer pouco, mas já é uma grande diferença para que seus melhores funcionários se sintam valorizados e reconhecidos.

Modernize as avaliações de performance anuais

Se seus gestores estão checando a performance dos millennials apenas uma vez por ano, estão ficando para trás. Em vez de ter apenas uma avaliação anual, as empresas podem contar com um processo mais dinâmico que envolva pequenas avaliações mensais ou trimestrais para dar feedbacks mais frequentes.

Softwares de avaliação de desempenho podem enviar lembretes automáticos e tendências relacionadas a cada funcionário para que você possa monitorar colaboradores chave mais de perto.

Identifique os principais potenciais sucessores

Durante o planejamento de sucessão, é possível identificar um pequeno grupo de profissionais que possuem o conjunto necessário de habilidades, experiência e cultura para preencher o cargo de CEO. Pode ser que alguns deles trabalhem logo abaixo do CEO, porém, também é possível que alguém que começou na última semana também possa se tornar um ótimo CEO.

Identificar esse grupo de funcionários em diferentes níveis da empresa é uma parte importante do planejamento de sucessão. Porém, não se esqueça de que, desses profissionais, é provável também que alguns deles esperam deixar a empresa até 2020.

Portanto, construa um pipeline integrado a um sistema de gestão de desempenho para garantir a efetividade do planejamento de sucessão. Assim, você pode acompanhar de perto quais funcionários estão prontos para assumir importantes cargos de liderança hoje e os que têm muito potencial.

A Efix oferece uma série de soluções para avaliação de desempenho e treinamentos, que ajudam na seleção interna dos funcionários e no desenvolvimento dos pontos que vão torná-los profissionais mais completos. Conheça a Efix | Performance Suíte.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *