A cultura corporativa precisa de planejamento e intenção
A busca por propósito e significado é uma questão existencial antiga dos humanos. Alguns buscam isso na religião, esporte ou trabalho voluntário, mas isso faz parte das nossas necessidades básicas. E onde a cultura corporativa entra nisso?
Procurando uma conexão
Por muito tempo, o local de trabalho não foi valorizado nessa busca por um significado maior. O relacionamento entre empregador e empregado sempre foi visto de maneira profissional, em que as pessoas trabalham e fazem o que é pedido a elas, recebendo seu pagamento no final. A ideia é que no trabalho, qualquer “distração social” deve ser minimizada para tornar a equipe o mais produtiva possível – essencialmente deixando as necessidades pessoais do lado de fora.
Procurando por um propósito
Os dias atuais são completamente diferentes. Uma pessoa busca satisfação e propósito no trabalho – aliás, encontrar esse propósito faz parte de todos os aspectos da vida, mas particularmente na carreira.
Um funcionário hoje está interessado em contribuir, mas ao mesmo tempo ter oportunidades de carreira e trabalhar em empresas que lhe permitam preencher essa necessidade.
Uma pesquisa recente entre a geração Millennial (http://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/global/Documents/About-Deloitte/gx-wef-2015-millennial-survey-executivesummary.pdf) mostrou que 6 a cada 10 entrevistados buscam um senso de propósito em seus trabalhos. O que deixa muito claro que empresas que trabalham nessa direção têm criado algo único. Elas têm promovido um grande impacto ao ligarem o propósito da empresa com o propósito individual e paixões de seus funcionários. Chamamos isso de Cultura Conectada.
Encontrando o Norte
Para muitas empresas, o propósito deve servir como norteador. Para isso funcionar, os empregados devem se identificar com a missão do lugar que trabalham. Para nós como indivíduos, nosso propósito especialmente no que diz respeito às nossas carreiras, aparece na conjunção entre fazer o que ama, ser bom no que faz, o que o mundo precisa e o que você é pago para fazer.
Para as empresas, não é necessário elaborar programas complicados. Uma boa abordagem é criar outro ponto de vista, colocando o funcionário no lugar do cliente. Além disso, independente das avaliações de desempenho, conversas com os funcionários podem ajudar, alinhando os objetivos da empresa com os funcionários, criando maior conexão.
Uma boa cultura corporativa pode deixar o clima organizacional mais positivo, aumentando o engajamento dos funcionários. Com a Survey Suite da Efix, você pode avaliar esses aspectos, conseguindo aplicar a melhor estratégia na sua empresa.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!