Como identificar se o seu melhor funcionário está prestes a sair

Como identificar se o seu melhor funcionário está prestes a sair

Mesmo com boa performance, bom relacionamento no ambiente de trabalho e bom salário, seu melhor funcionário pode estar prestes a sair. Essa situação cai como uma bomba para muitos gerentes, não apenas pelos custos de seleção de um novo colaborador, mas principalmente porque essa reação não é esperada de funcionários de alto padrão.

Frequentemente, os gestores se perguntam como eles não perceberam os sinais de que isso estava prestes a acontecer. Separamos três detalhes que merecem atenção:

1.Eles têm uma ótima performance constantemente

Excelentes resultados provam que o funcionário em questão está indo bem, inserido na cultura da empresa e muito engajado. Mas é perigoso assumir que esses fatores garantem que o profissional vai permanecer no cargo atual. Colaboradores assim são únicos e vão considerar a ideia de um novo emprego simplesmente se eles sentirem que estão sendo desperdiçados.

Quase todos profissionais de alta performance querem ser constantemente desafiados, assim como dar a maior contribuição. Como resultado, os gerentes devem estar atentos se esses colaboradores derem sinais que suas habilidades não estão sendo plenamente aproveitadas.

 

  1. Converse com os colegas

Uma conversa com os colegas e demais membros da equipe pode dar pistas se o seu melhor funcionário está sendo desafiado o suficiente. Quando descontentes, empregados mostram algumas mudanças no comportamento, o que pode ser checado com os demais membros da equipe. Você pode receber algumas dicas que esse profissional está prestes a sair ou no mínimo, um feedback de como os outros colegas o vêem.

 

3.Conduza entrevistas de retenção

Muitas empresas conduzem entrevistas de desligamento para descobrir porque o funcionário está pedindo demissão. Uma abordagem melhor é ser pró-ativo e fazer entrevistas de retenção para entender quais os principais motivos que levam o colaborador a permanecer na empresa, através de uma conversa informal. Dessa maneira, os fatores mais importantes podem ser reforçados.

Essa entrevista não precisa ser uma avaliação formal; pode ser levada casualmente, perguntando ao empregado o que ele ama no trabalho, assim você pode medir o nível de entusiasmo.

 

No entanto, apesar de todas as dicas, o mais importante é sempre dizer a verdade à sua equipe e estabelecer um ambiente de confiança, onde os funcionários vão poder dizer a verdade sobre como se sentem sobre o trabalho.

A Efix pode ajudar nessa tarefa, com ferramentas de avaliação de clima organizacional que colaboram na retenção dos funcionários.

Com Human Resources

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *