Como reduzir o turnover e atrair novos talentos para sua empresa

Como reduzir o turnover e atrair novos talentos para sua empresa

Você, provavelmente, deve procurar constantemente por soluções que façam o fluxo de turnover diminuir e mantenha seus talentos dentro da empresa. A verdade é que não existe uma única solução para resolver esse problema, mas, sim, diversas mudanças dentro do ambiente corporativo, do comportamento dos gestores e de como os talentos são recompensados pelo trabalho realizado.

Os tempos mudaram. Profissionais que visam trabalhar para a mesma empresa até conseguir sua aposentadoria são cada vez mais raros. A quantidade de funcionários que já não aceitam mais que seus chefes faltem com respeito e sejam abusivos só tende a aumentar. Salários altos e benefícios considerados atrativos também já não causam o mesmo efeito.

Mas, afinal, o que os profissionais de hoje querem? Primeiro, para descobrir a resposta para essa pergunta, é preciso analisar quais são os fatores que os fazem querer deixam seus empregos. Entre os principais, estão:

  • Falta de oportunidade de carreira. Segundo uma pesquisa da Willis Towers Watson, realizada em 2016, mais de 40% dos profissionais acreditam que precisam sair da empresa no qual trabalham para conseguir melhores oportunidades e impulsionar sua carreira. Se o seu funcionário não se sente valorizado e vê que você não se importanta com o crescimento profissional dele, certamente, ele não terá muitos motivos para continuar colaborando com a sua empresa. As oportunidades de conquistar cargos mais altos devem ser claras para que o funcionário saiba exatamente pelo o que ele está trabalhando para conquistar.
  • Insegurança. Pode parecer contraditório, mas o sentimento de não estar seguro em um emprego aumenta as chances de um funcionário buscar novas oportunidades, exatamente pelo medo de ser demitido. Assim, ele acaba conseguindo uma oportunidade em outra organização e desfalca a sua empresa. Isso acontece por um simples motivo: os gestores não tem o costume de deixar seus empregados saberem que estão fazendo um bom trabalho e são importantes para os resultados do todo. Elogiar os funcionários quando realizam um bom trabalho é extremamente importante, pois é um ato de transparência e estimula a criação de um laço de confiança entre o líder e o colaborador.
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O número de profissionais que sofrem pelo alto nível de estresse causado por excesso de horas de trabalho, chefes ruins e ambientes de trabalho tóxicos só cresce. Isso está começando a afetar a saúde de muitas pessoas e, consequentemente, sua vida pessoal. Não encontrar equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho pode levar o seu funcionário a pedir demissão, pois os profissionais de hoje valorizam mais a qualidade de vida e encaram um emprego como apenas um emprego, não o que se tem de mais importante na vida.
  • Insatisfação. A insatisfação pode vir de muitos fatores. O funcionário pode decidir deixar seu emprego por não estar satisfeito com seus próprios resultados, por achar que seu gestor não aproveita de todo seu potencial, por não trabalhar com uma equipe unida, por acreditar merecer melhor remuneração e reconhecimento, entre outros. Por isso, é importante estar sempre próximo dos funcionários e inspirar confiança, assim, você tem chances de que ele fale sobre sua insatisfação com você, ao invés de pedir demissão.

Sabendo desses principais pontos, o segundo passo é definir as melhores estratégias para corrigir esses erros dentro da empresa.

Seja honesto sobre as oportunidades de crescimento

Não é exagero dizer que a honestidade é uma das melhores formas de manter um bom relacionamento com os funcionários e evitar muitos mal-entendidos. Todo profissional busca uma carreira de sucesso e, dentro de uma organização, ele acredita ter chances de adquirir conhecimento e conquistar cargos de maior responsabilidade. Por isso, já no momento de contratação, é importante ser claro com o profissional sobre todo o processo de crescimento dentro da empresa a fim de garantir que as expectativas de ambos estejam alinhadas. Nesse momento, a sinceridade é primordial, pois, caso você prometa algo que não pode cumprir, isso terá grandes chances de se transformar em um problema futuramente.

Se você aprecia um funcionário, deixe-o saber!

Não tenha medo de dizer que o seu funcionário é um bom profissional e que a empresa conta com o trabalho dele para atingir bons resultados. Se você não fizer isso, acredite, terão outros empregadores que o farão. Da mesma forma que é comum chamar a atenção quando algo é feito errado ou quando o desempenho está a desejar, deve ser comum, também, dizer que seu funcionário está realizando um bom trabalho e que sua performance é satisfatória. Os profissionais merecem saber que estão atendendo às expectativas dos seus gestores, isso aumenta a motivação e o estimula a se esforçar para dar sempre seu melhor.

Contribua para uma vida saudável

Por mais que a demanda de trabalho seja grande, exigir muito dos funcionários, em um futuro próximo, vai causar problemas a ele e a empresa. No início, os resultados podem até ser positivos, mas, no final, não compensa para nenhum dos lados. Dividir tarefas e garantir que nenhum membro da equipe está sobrecarregado é imprescindível para continuar tendo bons resultados. Profissionais saudáveis são mais felizes e trabalham melhor. Acredite, seu funcionário não vai priorizar o trabalho, caso sua saúde seja afetada, assim como a vida pessoal. Portanto, fique atento para não deixá-los chegar ao limite.

Seja um líder próximo da equipe

A única forma de saber qual a opinião dos membros da sua equipe sobre a empresa é tendo afinidade com eles. É preciso criar um laço de confiança com os funcionários para que eles se sintam à vontade para falar sobre problemas, dificuldades e coisas que os incomodem dentro da empresa. Sabendo quais são os problemas, você tem a chance de tentar resolvê-los e evitar que os profissionais peçam demissão por conta de alguma situação insustentável que ele não quis compartilhar com seu gestor. Ter afinidade com a equipe não só colabora com a retenção, mas permite um fluxo de trabalho melhor e bons resultados.

Todo esse trabalho ajuda a melhorar o ambiente de trabalho da empresa e reforçar a cultura organizacional. E isso, além de fazer com que seus funcionários fiquem, ainda atrai talentos que estão buscando por um bom ambiente para evoluir profissionalmente.

Aplique pesquisas de clima organizacional na sua empresa e saiba o que seus funcionários sentem em relação ao ambiente de trabalho. Conheça a Efix | Survey Suite e otimize todo esse processo e obtenha resultados mais assertivos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *