O endomarketing como estratégia de gestão traz resultados?

Muitas pessoas entendem o marketing apenas como uma ferramenta para conquistar clientes. Mas há outro “marketing” importante para os negócios.  É o endomarketing, voltado para as pessoas que realmente mantêm viva a organização – os funcionários. Usar o endomarketing como estratégia de gestão vai ajudar a manter os empregados engajados e com uma forte ligação emocional com os produtos ou serviços da empresa.

Infelizmente, em muitos lugares, o endomarketing é mal feito. Enquanto executivos reconhecem a necessidade de manter as pessoas informadas sobre estratégias internas, poucos se lembram da necessidade de convencer os funcionários do poder da marca.

Além disso, pessoas que cuidam do relacionamento com os funcionários muitas vezes não têm as habilidades necessárias para fazerem essa comunicação da melhor maneira. As informações são simplesmente jogadas aos empregados, sem a preocupação de convencê-los sobre a importância dessa nova ação.

Separamos então alguns dos princípios que regem o endomarketing como estratégia de gestão:

  1. Escolha o momento:

Muitas pessoas têm pouca tolerância à mudanças, mas em períodos em que as empresas estão passando por alguma mudança fundamental ou desafio importante, os funcionários buscam uma direção e ficam receptivos a essas iniciativas.

Esses momentos podem gerar energias negativas ou positivas  – entusiasmo sobre o novo programa ou rumores improdutivos. Períodos de grandes mudanças são ideais para uma campanha de endomarketing como estratégia de gestão, promovendo a valorização da marca, em que gestores podem destacar as características que tornam a empresa um bom lugar para trabalhar.

Um bom exemplo é o lançamento de uma nova identidade visual, em que os funcionários podem ser consultados sobre as mudanças. Os empregados vão se sentir valorizados e integrados à nova estratégia de comunicação, aumentando os níveis de envolvimento com a empresa.

  1. O marketing externo e o endomarketing devem caminhar juntos

Os funcionários precisam ouvir dentro da empresa as mesmas mensagens passadas para o mercado. Mas em muitos casos, essas informações estão desconectadas, comprometendo a visão dos empregados sobre a empresa. É importante que os colaboradores entendam de maneira clara qual a missão da empresa, para que tenham esse conceito em mente e entreguem aos consumidores o que foi prometido.

Mais importante ainda, a empresa deve ter o cuidado de evitar mensagens que não ressoem com a equipe ou que cause algum tipo de ressentimento. O ideal é criar campanhas que atinjam tanto o público externo (consumidores) quanto o interno (funcionários).

  1. Mantenha a marca viva para o empregados

O objetivo de uma campanha de endomarketing é muito parecido com o de uma campanha de marketing para vendas: criar uma ligação emocional que transcenda qualquer experiência particular.

Entre os funcionários, você quer que eles tenham uma visão da marca muito clara e que pensem se a estão apoiando em todas as decisões. Essa campanha é muito parecida com uma feita para o consumidor final, com estratégias para convencer seus funcionários dos méritos e credibilidade da empresa.

Usar o endomarketing como estratégia de gestão é uma escolha poderosa para fortalecer a ligação dos funcionários com a empresa, estimulando o crescimento de ambos. O endomarketing torna o funcionário um defensor da marca, engajado e comprometido com a organização.

Para melhorar ainda mais o clima organizacional, conte com a Efix |  Survey Suite, plataforma desenvolvida pela Efix que permite avaliar o envolvimento dos funcionários e estabelecer planos de ação que vão impactar diretamente no alcance de resultados.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *