Sistema de avaliação de desempenho: prepare a sua empresa

Sua empresa está pronta para implantar um sistema de avaliação de desempenho realmente eficiente, com indicadores chave para o negócio, mensurando e entregando um diagnóstico que permita promover a melhoria contínua? E, principalmente, seus funcionários compreendem a importância da avaliação e conseguem enxergar os benefícios dela para a sua carreira?

O cenário nem sempre é muito promissor, como indica uma pesquisa realizada no Reino Unido que identificou que 30% dos 2.523 funcionários entrevistados consideravam o sistema de avaliação de desempenho injusto. Então, como a sua empresa pode implantar um sistema que tenha o apoio dos funcionários e consiga atingir os resultados desejados?

Em primeiro lugar, todo o processo precisa ser transparente, de modo a criar um clima de confiança entre os funcionários e a empresa. Baseado nesse relacionamento de confiança, eles compreenderão que o sistema de avaliação de desempenho é a melhor ferramenta que a empresa pode usar para analisar performances e potencialidades. É preciso deixar bem claro que a meta da avaliação é o crescimento profissional dos funcionários e da empresa.

Como criar um ambiente de confiança

Existem alguns pontos básicos que devem ser levados em consideração na implantação de uma cultura de colaboração e confiança:

1 – Invista no reconhecimento do funcionário

Funcionários dificilmente respeitam a autoridade e confiam em chefias que não reconhecem os seus méritos, e a maior parte dos empregadores falha nesse quesito. Pesquisa realizada com norte-americanos e britânicos mostrou que, entre 397 funcionários, 57% não consideravam que a empresa reconhecia melhoras no seu desempenho.

Essa estratégia de valorização do funcionário inclui parabenizar os sucessos da equipe e criar incentivos que os mantenham motivados, engajando os funcionários que sentem que o seu progresso e desempenho foi reconhecido. E a maioria dos profissionais de RH afirma que um programa de reconhecimento impacta positivamente no engajamento.

A possibilidade de fornecer feedback contínuo é uma das vantagens do programa de reconhecimento, já que os gerentes estão mais envolvidos com seus funcionários, tanto com os que precisam melhorar quanto os que superam as expectativas, criando um ambiente de confiança e de respeito. E confiança e respeito são fundamentais para o sucesso do sistema de avaliação de desempenho.

2 – Seja um exemplo

Não adianta apenas falar, é preciso ter uma atitude modelo no ambiente de trabalho. Os funcionários respeitam os líderes que agem conforme a orientação que passam para suas equipes. Afinal, se um supervisor sempre cobrar de sua equipe o cumprimento de uma determinada tarefa, mas ele mesmo não cumprir essa tarefa, os funcionários não se sentirão motivados. Todos os níveis hierárquicos da organização precisam confiar nas suas lideranças, e os verdadeiros líderes “vivem” os valores da empresa, mostrando seu comprometimento com as políticas e processos em suas ações, e não apenas em palavras.

3 – Assuma as suas responsabilidades pelos seus atos

Quando os líderes não assumem a responsabilidade pelos seus atos, o que não é produtivo e muito menos uma atitude digna, os funcionários perdem a confiança e respeito e podem até sair da empresa. Além de ser um exemplo na questão de ética no ambiente do trabalho, os líderes também devem mostrar que a capacidade de assumir as suas próprias responsabilidades é algo que a empresa valoriza nos seus funcionários. Entenda os erros e crie soluções e medidas preventivas que evitem esses problemas no futuro. Afinal, essa é a meta da gestão de desempenho – capacitar os funcionários para que tenham mais responsabilidade por suas ações.

4 – Tenha uma atitude positiva

Os valores da empresa devem ser sempre compartilhados de uma maneira positiva, com frequência, ressaltando a orientação voltada para o futuro e inovações. Os funcionários precisam saber como está o desempenho da empresa e como cada um deles está contribuindo nesse cenário. Muitos funcionários não estão inteirados da missão e valores da empresa e muitos não confiam na sua liderança. Mas quando os gestores conseguem desde o início passar essa visão ampla da empresa, os funcionários identificam o seu papel dentro dos planos de crescimento e investem mais nas suas tarefas e aceitam os sistemas de avaliação de desempenho, porque sabem que isso vai ajuda-los a atingir suas metas.

5 – Invista no desenvolvimento de carreira

Quando as empresas investem em seus funcionários e no crescimento de suas carreiras, eles se sentem valorizados e respeitados. Um programa de mobilidade de talentos é uma ótima forma de identificar os funcionários com alto desempenho, criar planos de ação e implantar processos de treinamento e desenvolvimento. Ajudar os funcionários a definir suas metas pessoais possibilita a construção de um relacionamento baseado na confiança e eles entendem que um sistema de avaliação de desempenho tem como meta contribuir para que atinjam essas metas e também os objetivos corporativos.

Engaje seus funcionários a partir de uma correta e ampla análise do clima organizacional na sua empresa, com pesquisas alinhadas aos objetivos de negócio. Saiba como as soluções Survey Suite da Efix podem contribuir na realização das mudanças necessárias para que sua empresa tenha um ambiente produtivo e colaborativo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *