Seis passos para estruturar bons programas de treinamento e desenvolvimento

Seis passos para estruturar bons programas de treinamento e desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento de pessoas pode ser um dos maiores desafios da empresa, especialmente em um ambiente de trabalho com rápidas mudanças. Elemento essencial para o crescimento do negócio e aproveitamento máximo da mão-de-obra disponível, muitas vezes não recebe a devida atenção dentro do negócio – alguns líderes simplesmente não entendem a importância desse investimento.

Identificamos seis passos essenciais que devem ser considerados para a formação de um programa de treinamento efetivo:

 

  1. Informações sobre a concorrência

Antes de aceitar e apoiar uma nova iniciativa, os donos de empresa e CEOs sempre querem saber o que os concorrentes estão fazendo e onde a empresa está à frente ou atrasada em relação a eles. Isso certamente se aplica ao treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Essa investigação começa muitas vezes nas redes sociais, para checar o que os clientes estão dizendo sobre você e sobre as outras empresas do setor. Essa busca revela quais as preferências do consumidor que podem ser levadas em consideração na formatação de um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Também podem ser levadas em consideração nesse momento, todas as respostas sobre o trabalho obtidas dos seus fornecedores. Tais informações podem ser usadas como suporte na hora de solicitar um novo programa de treinamento.

 

  1. Converse com os funcionários

A melhor fonte de dados sobre o desempenho da empresa e suas necessidades são os atuais funcionários. Eles sabem muito sobre a rotina e o que deve ser mudado. Eles vão apreciar seu interesse e vão dar feedbacks interessantes e valiosos sobre o que o poderia ser eliminado ou melhorado. Geralmente, essas informações podem ser agrupadas em dois blocos principais:

– Os funcionários querem saber o que é esperado deles, por que e como conseguir isso

– Eles querem ser treinados por alguém que conheça o assunto. Selecionar supervisores ou profissionais com uma boa experiência na função e capacitá-los para repassar esse conhecimento pode ser uma boa solução.

 

  1. Alinhe o treinamento e desenvolvimento de pessoas com as metas da empresa

Gestores geralmente têm metas operacionais para cumprir: melhorar performance, produtividade, qualidade ou satisfação do consumidor, apenas para citar alguns. Uma vez que você conheça as metas, é possível direcionar os programas de treinamento nessa direção.

Além disso, procure saber quais setores da empresa poderiam ter um melhor resultado após o treinamento do time: o setor de vendas conseguiria ter mais sucesso após um treinamento voltado para qualidade e consistência?

 

  1. Encare o treinamento como um novo negócio

Todo novo negócio começa com um plano estratégico. Não se esqueça de desenhar essa estratégia também para o treinamento, com propostas claras, orçamento dentro da realidade da empresa, análise dos benefícios que a empresa vai obter e aulas teste para identificar possíveis falhas.

 

  1. Inclua o treinamento na cultura da empresa

As organizações querem funcionários felizes, então considere um treinamento em longo prazo e que seja focado na satisfação dos colaboradores.

Quando for promover pessoas, dê preferência àqueles que participaram de programas de desenvolvimento e apresentaram bons resultados. Aumente o engajamento dos funcionários oferecendo mais oportunidades de envolvimento com o treinamento e desenvolvimento dos demais.

 

  1. Acompanhe os resultados

A melhor maneira de medir os resultados dos treinamentos é incorporá-los ao programa, para que todos saibam o que é esperado. Defina quais são os resultados esperados no final do processo, para que os participantes saibam como devem corresponder e se absorveram o conteúdo de maneira adequada.

 

Para ajudar sua empresa na capacitação dos funcionários, conte com as soluções da Efix, que oferece uma plataforma especializada – a Efix | Learning Suite – para a gestão e acompanhamento de treinamentos corporativos.

 

Com SHRM

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *