Uma estratégia simples pode ajudar na retenção dos funcionários

Uma estratégia simples pode ajudar na retenção dos funcionários

O empreendedorismo é um assunto em voga atualmente. Com a divulgação de tantas histórias bem sucedidas, parece fácil largar um emprego e começar o próprio negócio. Mas isso pode gerar um problema: muitas pessoas estão começando seu próprio empreendimento sem ter o preparo necessário para isso.

Tal decisão pode levar a uma grande decepção e prejuízos, para os empreendedores e investidores. Mas, um ponto pode ser destacado: o que leva tantas pessoas a tentarem seu próprio negócio é querer desenvolver um tipo diferente de liderança.

A liderança sempre foi definida como a criação de uma visão e estratégia que possam ser observadas e seguidas pelas outras pessoas. O gerenciamento é visto como controle e otimização, para que os processos sejam concluídos da maneira mais fluída possível. Muitas empresas têm feito melhoras em suas condições de trabalho, mas os funcionários ainda veem:

– Impossibilidade de dizer quem faz o que: os responsáveis pela comunicação corporativa controlam o discurso porque acreditam que devem preservar e proteger a marca. Com o tempo, o conhecimento da equipe e dos gestores parecem não ser o suficiente. Então os funcionários começam a procurar outras coisas.

– As oportunidades estão em todos os lugares, mas as empresas trabalham com uma burocracia pesada e não favorecem a agilidade. Com isso, o desenvolvimento dos processos fica muito comprometido, levando o funcionário a buscar oportunidades em outras empresas.

Quando o profissional consegue outras colocações no mercado de trabalho, encontra as mesmas situações. Decide então, começar o seu próprio negócio.

Com algumas mudanças, as empresas podem manter esses trabalhadores engajados e usar sua energia e talento para empreender em benefício próprio. Mais importante do que a vontade de ter o próprio negócio, é primordial manter-se empregado, oferecendo uma grande vantagem como profissional.

O que é necessário para esse tipo diferente de liderança?

  1. O primeiro ponto é não cair na armadilha da “superioridade” ou assumir uma postura agressiva. Dê espaço para o funcionário compartilhar ideias e correr riscos.
  2. Envolva o processo de comunicação da empresa como um facilitador de conexões, e não como uma barreira a ser transposta. As pessoas na empresa devem ter liberdade para interagir.
  3. Treine a equipe e pratique, para que ela esteja apta a identificar oportunidades. As empresas não têm tempo e recursos para dizer “sim” a todas as perguntas, mas também não é indicado assumir uma posição negativa sempre.

 

Com uma postura mais aberta na liderança, os funcionários mais entusiasmados vão preferir ficar na empresa do que aventurar-se em um novo negócio.

A Efix Survey Suite é um conjunto de soluções que permitem a aplicação de pesquisas de clima organizacional, associadas a um plano de ação que ajudam na retenção dos funcionários, evitando gastos com turnover e novas contratações.

 

Com Inc.com

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *