Plano de sucessão: por que falha?

Plano de sucessão: por que falha?

O plano de sucessão dentro das organizações pode ser visto apenas como uma maneira de preencher buracos, é um processo tedioso, no qual empresas lutam para acertar. Quando for estabelecer um modelo de planejamento de sucessão, considere observar essas três razões que o fazem falhar, e o que você pode fazer para evitar esses erros.

Falta de suporte do nível executivo

Nada pode afundar um plano de sucessão como a falta de apoio. O RH e gerentes podem apresentar os melhores planos, mas se o nível executivo da empresa não apoiar e reforçar as medidas necessárias para implementar esse planejamento, é bem provável que este falhe.

Prepare-se para descrever especificamente o benefício e valor agregado do investimento no treinamento necessário para ter um modelo de planejamento de sucessão que gere bons resultados.

Resuma os passos necessários. Especificamente, que nível de suporte ou envolvimento você espera de cada um dos líderes executivos para que o planejamento de sucessão funcione?

Procure apresentar o plano com métricas e competências definidas por nível; aponte aqueles funcionários cujas habilidades podem ser aproveitadas em um próximo cargo.

Fazer suposições sobre as competências, interesses e habilidades de um indivíduo.

Outro erro comum é a gerência fazer suposições sobre as competências e interesses do funcionário que eles identificaram com potencial de performance que possa ser promovido.

Você discutiu suas percepções com eles? O que tem feito para ajudá-los a alcançar o sucesso, melhorando seus talentos? Lembre-se que apenas porque o colaborador desenvolve um bom trabalho na atual função, não significa que ele terá um bom desempenho num cargo de liderança.

Falta de treinamento para o funcionário

Uma das coisas mais frustrantes em um planejamento de sucessão é a falta de treinamento necessário para que o funcionário esteja realmente pronto para assumir o novo cargo. Você pode ter identificado as habilidades adequadas, mas podem ser insuficientes para uma posição de liderança, sendo essencial uma formação de alto nível para que isso aconteça. Esse treinamento deve ser feito com foco em uma meta, não apenas de uma formação genérica e superficial.

Ao identificar e implementar um processo de avaliação ligado a competências, você desenvolve as ferramentas necessárias para estabelecer medidas, onde todos podem avaliar pontos fortes e oportunidades para uma promoção futura.  A Efix disponibiliza ferramentas de avaliação de performance que podem ajudar muito nesse processo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *