Saiba como apoiar o desenvolvimento profissional da sua equipe

Foi-se o tempo em que apenas um bom salário era capaz de reter os melhores talentos de sua empresa. Atualmente, um bom ambiente de trabalho, reconhecimento e, principalmente, o desenvolvimento profissional, com aprendizado e novas oportunidades, contam muitos pontos para aqueles funcionários que realmente querem desempenhar bem as suas funções. E isso também é excelente para as empresas, que passam a contar com profissionais mais engajados e capacitados.

Os melhores funcionários não se preocupam somente com o contracheque no final do mês, eles também querem uma parceria que seja benéfica para ambas as partes. E desenvolver uma cultura organizacional que privilegie o desenvolvimento profissional, incentivando o melhor desempenho e produtividade, não é difícil e, certamente, trará bons resultados.

Saiba como incentivar o desenvolvimento profissional de sua equipe:

Estipule objetivos

Funcionários engajados querem saber se o trabalho que eles desenvolvem tem contribuído para o crescimento do negócio e se o seu desempenho os levará a progredir dentro da empresa. Mas muitas vezes o desenvolvimento profissional não está ligado apenas a adquirir novas habilidades ou certificações. Ter um objetivo é uma das principais necessidades dos funcionários. Os mais jovens não estão contando tempo para a aposentadoria. Eles querem ter um objetivo agora e estão determinados a encontrar oportunidades e empresas com as quais compartilhem seus objetivos.

Implante uma mentalidade de crescimento

Mostrar que sempre é possível crescer é fundamental para o sucesso da sua estratégia de desenvolvimento da equipe. As pessoas que têm esse “espírito” acreditam que os talentos podem ser desenvolvidos com perseverança, trabalho, boas estratégias e compartilhamento de conhecimento. Já aquelas com uma mentalidade fixa são mais propensas a acreditar que talento, habilidade e inteligência são qualidades inatas, que não podem ser adquiridas ao longo do tempo.

É preciso identificar os funcionários que têm uma mentalidade fixa, já que isso pode ser um problema para as suas metas de desenvolvimento. Se ele acreditar que já atingiu o seu potencial máximo numa determinada área ou até mesmo que não é capaz de atingir suas metas, esse funcionário nunca responderá de forma adequada a programas de treinamento e desenvolvimento.

Ofereça o maior leque possível de oportunidades de aprendizado, alinhadas às necessidades do negócio, e esteja pronto para encarar as falhas como experiências de aprendizagem.

Ofereça diversas ferramentas de aprendizado

Atualmente, diversos recursos de aprendizado estão disponíveis, tanto para o aprendizado in-company como e-Learning, mas é importante balancear as alternativas, identificando qual a melhor forma para cada aprendizado e grupo de funcionários. Deixe bem claro para os funcionários que eles não devem ter medo de errar pois o erro faz parte do aprendizado.

Respeite a individualidade de cada funcionário

Lembre-se que nem todas as pessoas devem ser rapidamente alçadas a postos de liderança, independentemente do seu interesse. O desenvolvimento profissional de cada funcionário deve estar alinhado às metas da organização e de cada pessoa. Uma estratégia única não leva aos melhores resultados. Nem todo engenheiro, por mais capacitado e experiente que seja, tem perfil para ser um gerente e, nesse caso, vale muito mais a pena investir no desenvolvimento de suas competências para que ele possa desempenhar sua função de engenheiro de forma mais eficiente e produtiva.

Apresente novas oportunidades

Uma das melhores maneiras de ajudar seus funcionários a desenvolverem novas habilidades é implantar projetos que envolvam diversos departamentos, onde eles possam ter a oportunidade de trabalharem em outras áreas, com especialistas de outras funções. E esses projetos colaborativos não servem apenas para ampliar as habilidades e competências, também são uma oportunidade para melhorar a comunicação, a colaboração e a inteligência emocional.

Dê autonomia a seus funcionários

A autonomia é um importante mecanismo para o crescimento e desenvolvimento das pessoas. Quando um funcionário consegue realizar novas tarefas, mesmo que erre algumas vezes no início, isso faz parte do processo de desenvolvimento profissional. A chave para o sucesso é que esses erros sejam parte de um ambiente de aprendizado, onde o funcionário se sinta seguro para errar e aprender.

Reconheça e premie o desenvolvimento

Mesmo que o desenvolvimento profissional já seja uma motivação intrínseca para o funcionário, é importante também oferecer uma motivação extrínseca, reconhecendo o seu esforço e dedicação. Além disso, esse aprendizado tem um valor inestimável para a equipe e é a oportunidade de transformar o desenvolvimento profissional de um funcionário no desenvolvimento de muitos outros.

Com tudo isso, fica claro que a formação de talentos é fundamental para garantir o sucesso do negócio. Conheça a plataforma de aprendizagem Efix | Learning Suite e administre todos os processos envolvidos na formação e capacitação de seus funcionários, de forma fácil e ágil.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *