O que é e quais os benefícios da universidade corporativa?
O termo “universidade corporativa” pode trazer imagens de treinamentos chatos, mas quando bem executadas podem ser um fator importante para a produtividade e retenção dos funcionários.
Enquanto você espera que seus contratados venham preparados e prontos para realizar suas tarefas, a verdade é que o que eles aprenderam nas universidades pode não ser suficiente para a vida em uma organização de alto nível. Da aprendizagem contextual à cultura de uma organização, há coisas que os funcionários simplesmente não conseguem aprender em um ambiente tradicional de universidade. Além do mais, muitos funcionários vêm para o trabalho querendo aprender e melhorar a sua posição.
É verdade que as universidades corporativas foram mal executadas no passado, mas a geração atual de aprendizado e certificação no trabalho deu um grande passo à frente, com empresas que estão desenvolvendo bem esse conceito. Do Google à Apple, as universidades corporativas têm mais conteúdo que apenas uma tarde assistindo vídeos obrigatórios de tutoriais. Como uma universidade tradicional, essas versões corporativas procuram tornar os funcionários mais preparados, mais instruídos e mais confiantes no trabalho. Ao seguir o exemplo dos melhores, qualquer organização pode abandonar a aprendizagem chata por algo mais significativo e, finalmente, mais eficaz.
Universidade Corporativa: antes e agora
O aprendizado no local de trabalho começou em 1914, quando as empresas General Eletric e General Motors apresentaram programas para educar os funcionários sobre temas como segurança e conformidade. A ideia, no entanto, só começou a ganhar força real em 1950, quando o termo “universidade corporativa” aparece pela primeira vez no radar. O conceito não envolve apenas treinamento, mas educação real, e parece ter ganhado força nos anos 80, quando a maioria das corporações adotou a ideia de treinamento de funcionários para ajudar a criar uma experiência mais consistente entre as filiais.
Historicamente, a aprendizagem no local de trabalho tem uma má reputação por ser muito corporativa. Aprendizes e funcionários entendem o verdadeiro motivo pelo qual estão sendo treinados, e geralmente está ligado aos lucros e produtividade para a organização, e não a benefícios para o indivíduo. O resultado é geralmente alunos que estão desengajados e entediados pelo conteúdo, e não particularmente motivados a aprender.
A ideia de uma universidade corporativa é onde a aprendizagem tradicional para. As universidades corporativas concentram-se fortemente no indivíduo, desde a oferta de diferentes cursos até a obtenção de créditos para a conclusão do treinamento. Em vez de ser puramente para o benefício da organização, uma boa universidade corporativa prova que, ao favorecer os funcionários individualmente, toda a organização se beneficia.
Benefícios da Universidade Corporativa: porque eles fazem sentido
Quando as organizações já têm um processo de aprendizagem no local, solicitar aos executivos um programa corporativo de treinamento de estilo universitário pode ser difícil. Mas, destacando os principais benefícios para a empresa pode ser o necessário para que a ideia tenha aceitação. Pontos que devem ser considerados:
Gerenciamento de entrega do conteúdo: ter controle completo sobre a entrega do conteúdo significa que as empresas podem escolher os métodos que melhor se adequam aos alunos, ao invés de algum treinamento enlatado aplicado a todos. Um aluno pode ficar mais confortável com vídeos, enquanto outro prefere o microlearning. De qualquer forma, as universidades dão às organizações mais controle sobre como os usuários experimentam o conteúdo.
Definir o tom para o desenvolvimento de liderança: a retenção de líderes é um problema que quase todas as empresas em crescimento enfrentam. Uma abordagem de universidade corporativa dá aos alunos a oportunidade de progredir para posições de liderança ao provar que a organização leva a sério a preparação e promoção internas.
Reforçar a cultura: uma organização pode ser um ótimo lugar para trabalhar, mas nem sempre as iniciativas de treinamento externas coincidem. As universidades corporativas ajudam a solidificar a marca e a cultura em todas as interações, sendo uma grande vantagem para funcionários e líderes em potencial.
Apoio à inovação e ao desenvolvimento: que organização seria vista como mais propícia ao desenvolvimento e inovação: uma que obriga todos os funcionários passar pela mesma aprendizagem ou que permite uma abordagem individual? As universidades corporativas são terreno de cultivo de novos pensamentos e ideias, porque estão estruturadas de maneira que permitam a discussão e a colaboração entre os alunos.
A Efix oferece entre as suas soluções uma plataforma voltada para o treinamento e processo de aprendizagem dos funcionários. Acesse a página sobre os nossos produtos para conhecer mais detalhes.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!