Muitos profissionais da atual geração de líderes estão prestes a se aposentar. Como lidar com a perda de conhecimento e experiência desses líderes na equipe? As empresas reconhecem a necessidade de desenvolver as próximas lideranças como parte de um planejamento de sucessão, mas poucas têm isso como prioridade.

Um dos maiores obstáculos na preparação da empresa para um planejamento de sucessão são as dificuldades enfrentadas pelos líderes. Uma delas é o medo de identificar talentos em potencial para seu próprio cargo e de não saber ao certo quanta informação os funcionários devem ter sobre suas oportunidades dentro da organização. Ao mesmo tempo, a percepção das capacidades, interesses e aspirações também podem atrapalhar a criação de um planejamento de sucessão eficaz.

A sucessão permite a continuação do sucesso de uma empresa. É preciso que haja diálogo, avaliações, desenvolvimento e senso de urgência para criar um planejamento. Isso requer um olhar crítico sobre a equipe, seu desempenho e seu potencial. Para isso, é necessário um pensamento estratégico sobre necessidades futuras com base nos objetivos da empresa. Assim, é possível criar um mapa de planejamento de como desenvolver seu time para alcançar esses objetivos.

Por onde começar

A falta de estratégia na gestão de talentos é um perigo para as empresas. Pode levar meses para que um novo líder que não foi desenvolvido internamente entenda a cultura da empresa e as prioridades do negócio e desenvolva uma performance eficiente. Para não correr esse risco, comece a preparar sua empresa considerando algumas perguntas:

– Uma proporção significativa de líderes ou experts vai se aposentar nos próximos dez anos?

– O time sênior de líderes entende a importância do desenvolvimento de sucessão?

– Sua organização tem um sistema de gestão de performance ou um processo de feedbacks para ajudar na identificação de candidatos a sucessão?

– Sua empresa tem uma cultura aberta aos feedbacks construtivos para funcionários de todos os níveis?

– Sua empresa sofre para identificar um claro padrão de capacidades de liderança que ajude a definir quais são os comportamentos chave de um futuro líder?

O Efix | Performance Suite é um conjunto de soluções que permite que sua empresa defina e avalie competências e desempenhos, permitindo conhecer e fixar metas para todos os funcionários. O conhecimento das competências individuais ajuda a desenvolver pessoas, pois permite descobrir carências e necessidades de formação.

Com The Chronicle Herald

Back
 
 


Connect to Efix:

Efix, USA

+ 1 (586) 486 EFIx
+ 1 (586) 486 3349