O engajamento nada mais é do que um grau de felicidade e satisfação em que os funcionários têm vontade de aprender e desempenhar bem o seu trabalho. O principal responsável por esse nível de envolvimento são as boas lideranças.

De acordo com o estudo State of The American Manager, conduzido pelo Gallup em 2015, funcionários supervisionados por lideranças de alto grau de engajamento têm 39% mais chances de serem engajados no seu trabalho.

Conheça cinco comportamentos de líderes que levam a equipes altamente engajadas:

1- Dar aos funcionários um objetivo para alcançar

Todos precisam de objetivos pelos quais lutar. Sem eles, é difícil se engajar em tarefas diárias. Os objetivos devem ser definidos por gestores e funcionários, garantindo que os empregados possam alinhar seus objetivos à visão da empresa.

Quando os valores da empresa e os objetivos dos negócios estão alinhados, funcionários ficam mais engajados, melhorando a experiência do cliente e a performance financeira.

2- Incorporar a visão da empresa

A visão da empresa deve inspirar, motivar, alinhar os funcionários a um objetivo maior e mostrar qual será o caminho feito para alcançá-lo. Incorporar essa visão é a chave para o engajamento.

Diferente de direcioná-los a seguir a visão da empresa, os líderes devem inspirá-los a incorporá-la e servir como exemplo, uma espécie de constante lembrete dos objetivos da empresa e de como pretendem realizá-los.

3- Envolver-se na cultura da organização

Líderes presentes são inspiradores e levam ao engajamento. Ter um papel ativo na cultura da empresa, além de engajar e entusiasmar os funcionários, também ajuda a incorporar a visão da organização e seus valores. Tirar tempo para se conectar com os funcionários é ótimo para engajá-los.

4- Usar transparência para inspirar

Os funcionários precisam entender o que está acontecendo nos negócios da empresa para então ajustar seus objetivos individuais. Quando veem que seu trabalho está ajudando no sucesso da organização, os funcionários se sentem mais motivados e desenvolvem um senso de propriedade. O engajamento real começa quando funcionários pensam e agem como donos.

5- Passar segurança

O mercado tem altos e baixos. No entanto, os líderes têm que manter a moral dos funcionários em alta mesmo nos tempos difíceis. Às vezes isso significa fingir até que tudo volte a dar certo. Ser positivo e otimista, mesmo quando não se sentir assim, é essencial para manter  os níveis de engajamento altos.

Lideranças com baixo poder de envolvimento e engajamento são um dos fatores que contribuem para um clima organizacional desfavorável. Para descobrir esse e outros problemas, o Efix | Survey Suite é o conjunto de soluções ideal. A plataforma possibilita desenvolver e aplicar pesquisas de clima organizacional alinhadas com os objetivos do negócio, associadas a um plano de ação que auxilia nas mudanças necessárias.

Com Entrepreneur

Back
 
 


Connect to Efix:

Efix, USA

+ 1 (586) 486 EFIx
+ 1 (586) 486 3349